5.3.10

Do fundo do baú - Ilustração - Sul Maravilha?

4 comentários:

ze disse...

Liber, se me permites... Ho-je na folha o sr. C. Rossi solta o verbo : fala de como os ladrões das finanças estão ameaçando as economias dos Estados. Br. incluso. Eles, os privatizantes, acabaram com 4 milhões de empregos nos eua e o Estado precisa salvar o Povo. Os molecotes roubaram quinze trilhões e querem que fique tudo por isto mesmo. Só Estatismo salva.

LIBERATI disse...

No Capitalismo o Estado é instrumento da classe dominante, que em geral é o que chamávamos na era jurássica de burguesia. Todos lutam para se apoderar do Estado, os partidos, mas no fundo sempre é a mesma "elite econômica" que se apropria dele, ou influi diretamente. O problema dos crimes financeiros, é que exigem especialistas e deixam poucos rastros. É difícil pegar o Al Capone moderno.
grande abraço

ze disse...

estou achando que o que chamam de eleição plebiscitária será entre de um lado o cinza da indústria financista paulista engravatada contra de outro lado o verde da esperança do Povo enquanto elite : o Povo votando em partido popular salvará o país. O Povo é a elite.

LIBERATI disse...

Power to the people! Já disse alguém.
No entanto, o povo, muitas vezes, tem escolhido mal. Mas é do jogo. Democracia é isso aí. Hoje, democracia se faz com grana, muita grana, uma campanha custa dinheiro, o que é já um problema na fundação da coisa. Depois vem a conta, a cobrança, o privilégio e aí morreu Neves.
Contas abertas? Não vamos nos enganar, contas abertas? Não importa, precisamos de democracia, o ar mesmo irrespirável, nos torna vivos. Outras opções são a ditadura, a aristocracia no poder, a monarquia absoluta e o anarquismo - que no momento do planeta é impraticável. A História, segundo o grande Marx, se faz, independente das nossas vontades. Política é necessária, democracia também - elas produzem a vida e sua manutenção, com todos os seus defeitos de fabricação. Problema Grego, coisa antiga.
grande abraço