28.2.17

Caricatura de Nelson Rodrigues

Do fundo do baú: Recuperei esse traço da caricatura de Nelson Rodrigues, que paradoxalmente, continua atual.
(Clique na imagem para ampliar e VER melhor)

27.2.17

Spock "entrou numas" de Gulliver?

Do fundo do baú: Ilustração (que publiquei no old JB) para os fãs de "Jornada nas Estrelas" (Star Trek) . Confesso não saber por que o híbrido Vulcano+Humano Spock está amarrado aí, com vários "Spockinhos" ligados a ele por meio de computadores. Será que era uma matéria sobre os chamados "fans-fiction"? Li, que o criador de "Jornada nas Estrelas", Gene Roddenberry se baseou em Jonathan Swift, no livro "As Viagens de Gulliver". (Acho que essa imagem de Spock amarrado lembra uma cena dessas viagens "gulliverianas"). Que viagem!!! (Técnica: nanquim e ecoline pincelada sobre papel Schoeller Hammer previamente "pulverizado" com o fixador "Crill Over" - acho que esse era o nome desse fixador para uso em desenho feito com carvão e pastel seco).
(Clique na imagem para ampliar e VER melhor)

24.2.17

Retrato de Jürgen Habermas em dois tempos

Do fundo do baú: retrato de Jürgen Habermas (1929 - ) em dois tempos. O filósofo e sociólogo alemão ( ligado à Escola de Frankfurt - foi assistente de Theodor W. Adorno ) é autor de duas obras (entre outras muitas) fundamentais para a reflexão acerca do exercício democrático:"Mudança Estrutural da Esfera Pública" (1962) e "Teoria da Ação Comunicativa"(1981). Deve-se a ele os conceitos de "ação comunicativa" e "razão comunicativa". Acredito que deve ser um bom papo!
Um jornalista, meu amigo, veterano das trincheiras de redação de jornal, que um dia caminhou com Habermas pelas ruas do Rio, enquanto fazia uma entrevista , me disse que o pensador alemão ficou fascinado por ter encontrado tipos humanos tão diversos nas ruas, que pareciam pertencer a momentos históricos distintos
. (Homens de um passado remoto e seres antenados ao século XXI, que naquela época se aproximava na velocidade de um big meteoro).
(Clique nas imagens para ampiar e VER melhor)

17.2.17

Poster do filme "O Gato de Havana"

A designer Julia Liberati fez um lindo poster para o filme/documentário O Gato de Havana, dirigido por Dacio Malta.
Esse é o primeiro longa da Estoril e foi selecionado para o Festival de Havana, Guadalajara e Miami.

(Clique na imagem para ampliar e VER melhor)

16.2.17

Caricaturas de Churchill, Roosevelt e Stalin em Ialta (1945)

Do fundo do baú: Caricaturas de Churchill, Roosevelt e Stalin (conhecidos na época como "os três grandes que comandaram a derrota do nazismo") na Conferência de Yalta (ou Ialta) , na Crimeia, em 1945 - uma das três reuniões que os representantes dos aliados fizeram para decidir o final da Segunda Guerra Mundial e a repartição das zonas de influência no mundo que sobrou da conflagração. (Wikipédia)
Antes tinham se reunido em Teerã (novembro e dezembro de1943) e depois de Yalta ( fevereiro de1945) rolou o terceiro encontro em Potsdam (julho de 1945) - nessa última juntaram-se Churchill, seguido por Clement Attlee , Harry Truman e Stalin. O Presidente Roosevelt faleceu no meio das conversações, em Warm Springs, Geórgia, no dia 12 de abril de 1945, aos 63 anos de idade).
(Clique na imagem para ampliar e VER melhor)

15.2.17

Caricatura de Michel Foucault

Do fundo do baú: Caricatura de Michel Foucault (1926/1984)
(Clique na imagem para ampliar e VER melhor)

13.2.17

Caricatura de Pete Townshend (quando jovem)

Do fundo do baú: Ele vem aí, Pete Townshend, com o seu The Who. Da original banda de 1964, sobrou ele e Roger Daltrey.
Estão velhinhos, mas acho que ainda aprontam. Na caricatura ele aparece jovem, saltando, como sempre fazia nos shows de uma das maiores bandas de todos os tempos. Gosto da ópera-rock "Tommy", mas curto especialmente "Quadrophenia"- tinha o LP que furou de tanto tocar e recentemente consegui o CD. Existe um filme baseado em "Quadrophenia" realizado em 1979, no qual Sting faz o papel de Ace Face, um rocker briguento (nessa época existia um movimento de jovens, uma gang que se chamava "Mod" que vivia às turras com outros jovens, os Rockers). Descobri na internet , que este filme vai ter uma sequência que começará a ser filmada em 2017. Veja link: http://rollingstone.uol.com.br/noticia/filme-iquadropheniai-ganhara-sequencia-depois-de-37-anos/#imagem0
(Clique na imagem para ampliar e VER melhor)

12.2.17

Caricatura de George Orwell

Do fundo do baú : caricatura de George Orwell (1903/1950), autor do livro "1984" (que foi escrito em 1948 e lançado em 1949). Existe também uma versão cinematográfica com John Hurt no papel de Winston Smith, um cara que acaba por sacar as malandragens do "Grande Irmão" (Big Brother).
O autor e o livro passaram a fazer um surpreendente sucesso nos EUA com a mudança de governo nos EUA.

Aproveitei e "postei" também capa de uma velha edição de "1984" que tenho aqui em casa. Ela é de 1970 e foi publicada pela Companhia Editora Nacional / São Paulo (com desenho da capa feito por Fajardo & Rezende).
(Clique nas imagens para ampliar e VER melhor)

Nesse romance distópico, seu autor mostra o funcionamento de uma sociedade submetida a um governo de controle midiático total, orquestrado por um tal de "Big-Brother" que aparece numa "Tele/tela, e cuja fala e imagem está em todos os lugares. Figura e exibição que encarna os poderes totalitários.

A princípio se supôs que o tal BB seria uma referência a Stalin, o supremo tirano que ainda governava a URSS, mas aos poucos a crítica e o público começaram a identificá-lo mais como uma figura abstrata, uma criação - talvez um ícone inventado, que concentraria e na verdade encobriria o poder de um grupo, que tinha se assenhoreado do aparelho de Estado. Muitos então passaram a ver não Stalin e a URSS, mas a Inglaterra e o "establishment" inglês - especialmente as tendências totalitárias que engatinhavam naquele tempo. (vistas na propaganda, nos discursos políticos, nos editoriais e textos dos articulistas e cronistas da mídia daquela época ).
Nessa sociedade ficcional, de vigilância e controle total rolava o uso da chamada "Novilíngua", um artifício que podava a linguagem de palavras problemáticas, ou alterava seus sentidos num processo de manipulação constante, que tolhia a possibilidade do pensamento crítico atingir as massas. Uma "pollyanização" da população daquele país "perfeito".

11.2.17

Retrato de Antonio Calado no ano do seu centenário

Do fundo do baú: aproveito e retiro um retrato de Antonio Calado para comemorar seu centenário, que na verdade rolou no dia 26 de janeiro deste ano.
(clique na imagem para ampliar e VER melhor)