3.9.08

O Cinema Novo morreu de Velho


Vamos ser piegas: - Este blogue está de luto. O cinema Paissandu fechou suas portas.
Digamos que é o fim da picada! Nenhum patrocínio segurou um dos templos do cinema novo, um bem cultural que tinha que ser preservado. Cadê o Ministério da Cultura que não entra na jogada e faz algo positivo no Rio 40 graus? Cadê o Patrimônio Histórico que não tombou o cinema? E ele terminou melancolicamente com "30 Anos esta Noite"(Le feu follet) a um real. Deveria terminar com "The Last Picture Show"(A última sessão de cinema), mas deu na mesma. Onde estão os cineastas que sonharam dentro do cinema Paissandu? O que vai contecer com o Cinema Paissandu? Vai virar um shopping? Um barzinho da moda?
Será que o único valor em jogo é o dinheiro? Grana????
Não há cultura que resista com esta perspectiva de só investir no que der um lucro imediato. Mais umas perguntas:- Quem lucra com o fim do cinema Paissandu? Quem perde? Quantos cinemas vão fechar suas portas? Este é um sinal triste deste tempo infame.
Nem quero ver o que virá depois...
N.R: - Um banco salvou o cine Belas Artes de Sampa. Dizem que lá teve "abaixo-assinado", etc, parece que aqui tem é abaixo-assassinado. El buraco és mas abajo!

8 comentários:

  1. Em geral os cinemas viram igrejas.É o chamado "novo uso"... Patrimônio Histórico? Realiza ações que penalizam o proprietário (que continua pagando impostos altíssimos, naõ pode mexer em nada e corre orisco de ir pra cadeia se fizer qualquer mudança). Quando é desapropriado pelo estado, em geral, a construção fica caindo aos pedaços ou é transformada em mais um "centro cultural" sem verba, sem programa e sem interesse.

    ResponderExcluir
  2. Nããããoooo! Fechou? Saudades das filas c/ os papo-cabeça de óculos e bolsas de couro a tiracolo q ninguém entendia mas se passavam por 'experts': todos achavam um barato!

    Cinema-igreja-protesta-do-sétimo-dia... Réquiem com os lanterninhas de olho nos amassos, coro das meninas assustadas; ao Deus e Diabo na Terra do Sol, as pipocas em vez de flores... tsc,tsc,tsc.

    ResponderExcluir
  3. Valeu querida Rosa, os cinemas viraram igrejas. Interessante é notar que numa antropolologia do cinema, o rito da salinha escura, a tela lá no alto (altar) parece muito com uma missa. E tem o tal do "pneuma", a luz que se projeta no ar. O ar, o espírito que vai para a tela e se anima.
    Quer dizer que não há saída com o Patrimônio Histórico? Um mundo novo se criará sobre o cemitério de cinemas? Mas alguma coisa pode ser feita pelas secretarias estaduais de cultura. Essa de centro cultural é mesmo podre, "sem verba, sem programa e sem interesse" não dá pé. Tem que rolar patrocínio mesmo. Um mecenas, um banco. Meu Deus, o mundo é dos banqueiros!!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é Tinê, passei hoje a tarde lá no local do crime. O cinema está fechado mesmo, tem uma faixa onde estea escrito que o cinema é um patrimônio do bairro do Flamengo. A locadora de vídeo avisa que vai mudar dia 15 de setembro para o galeria que fica ao lado do falecido cinema.
    Muitas pessoas iam até as grades ver o cadáver do cinema, liam os avisos e saiam desoladas. O Dragão da Maldade venceu!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. as livrarias no mesmo bairro viraram farmácias, 3, ao mesmo tempo. quer dizer então que tem pneuma na tela branca? legal. a luz é sopro. por tradição.

    ResponderExcluir
  6. Caro Zé, no Brasil o que hoje se desenvolve é culto:- igrejas , seitas pra tudo quanto é lado, numa estrada em Niterói tem 14 igrejas de um lado dela e outras 14 do outro. 28 no total e totalmente diferentes uma das outras (digo igrejas). Outra coisa que se desenvolve a olhos vistos é o negócio de farmácia, - não a farmácia de Platão, mas a que vende desde analgésico a aparelho de barba, passando por parafuso pra maluco e fralda descartável.
    O Brasil está donte da alma e pelo visto do corpo também. Muita saúva e pouca saúde os males do Brasil são já dizia o genial Mário de Andrade.
    grande abraço e saravá!

    ResponderExcluir
  7. privatizaram a saúde e arrancam na maior cara de pau o pouco dinheiro do povo em planos de saúde 'muita saúva e pouca saúde' saúde não é mercadoria.

    ResponderExcluir
  8. O Brasil , se a gente vacilar vira uma "privada" só!
    abraços

    ResponderExcluir