2.11.07

Uma charge do dia de Finados do genial Fortuna


Esta charge do genial chargista (cartunista) Fortuna, cujo nome por extenso é Reginaldo José Azevedo Fortuna foi publicada no Correio da Manhã ( Retiramos a charge do livro "Fortuna Aberto para Balanço" -95 charges do Correio da Manhã, 1965 e 1966 e 1 prefácio de Antônio Callado" da Editora Codecri)
É bom lembrar que na época em que Fortuna fez esta charge, o Brasil vivia numa época de carestia. O povo não tinha grana. O miserê imperava. Mudou muita coisa?
Viva Fortuna e seu traço genial!
(Em tempo, o endereço do blogue da filha de Fortuna, Anna, é o seguinte:http://www.annafortuna.com/
Ela disse que a Editora Desiderata vai botar na praça um especial com os cartuns de Fortuna. Imperdível. É um dos maiores chargistas brasileiros. Um dia vou escrever uma pequena crônica sobre ele.

6 comentários:

J.BOSCO disse...

Quando eu comecei no cartum,a revista "Careta" era o meu oráculo, e os desenhos do Fortuna encantavam,sua visão crítica vive até hoje através de seus cartuns inteligentes.
Valeu a lembrança Liberati.
abs
J.Bosco

Anônimo disse...

Repito: gosto mto do Fortuna. Em especial de Mme e Seu Cão Muito Louco (enciumado e crítico)
Estou na fila do livro-cartuns!

Rosas para os finados? Que luxo. Qdo eu estiver nesta condição hei de preferir as margaridinhas do campo.

Uma pétala não dá para montar a equação de Fibonazzi...

Anônimo disse...

Um link só para a obra de GRAMSCI?
Uau.
T.

LIBERATI disse...

Salve J.Bosco, é uma honra ter sua visita no meu blogue. Vou botar o teu blogue nos meus favoritos. Flortuna, sem dúvida nenhuma foi um dos maiores cartunistas brasileiros. Como chargista do Correio da Manhã desenhou verdadeiras pérolas. Seu estilo é inconfundível, seu humor refinado, poético. Uma vez conheci Fortuna junto com seu filho, que é meu amigo. Um dia conto esta história numa crônica. Neste momento, basta dizer que Fortuna é um dos meus heróis do cartum.

LIBERATI disse...

Cara Tinê, melhorou do pé? Eu gosto muito de Madame e sue Bicho muito louco. Se não me engano tenho a coleção de O Bicho, a revista que Fortuna inventou nos anos 70. Mas, eu prefiro suas charges, impagáveis.
Uma pétala? É de fato um poeta.
bjs

LIBERATI disse...

Cara Tinê, esse link é sensacional. Tremendo site e tem muitos artigos interessantíssimos. Gramsci pensou a cultura como deveríamos pensar a nossa. Seu pensamento deveria orientar o nosso guia lá de Brasília.
bjs gramscianos