

Hoje não teremos o fragmento do dia. Hoje temos saudades e homenagearemos Rubens Gerchman(1942-2008) que foi cremado ontem. Um dos maiores artistas brasileiros da nossa arte pop-contemporânea-eterna. Publicamos uma foto dele quando jovem (de seu arquivo pessoal) ao lado da obra Elevador Social, no MAM e também um recorte da sua famosa pintura Lindonéia a Gioconda dos Subúrbios de 1966 (Espelho, scothlite s/ madeira - 90x90 cm da Coleção Gilberto Chateaubriand). É bom lembrar que esta pintura vista por Nara Leão numa exposição foi descrita para Caetano Veloso que com seu talento a reimortalizou na canção-ícone do Tropicalismo - Lindonéia Desaparecida.
Este material foi retirado do livro Gerchman da Editora Salamandra- cuja Produção e Coordenação esteve nas mãos de Paulo Fernandes com Projeto Gráfico de Diter Stein/Printz e o Texto do saudoso amigo Wilson Coutinho que decerto estará com Gerchman se inteirando do panorama das artes aqui nesse planeta em dissolução.
Viva Gerchman!
Bela Homenagem!!!
ResponderExcluirAbs!
Caro Marcio, bem vindo ao nosso blogue.
ResponderExcluirGerchman realmente merece todas as nossas homenagens e ser lembrado. Sua obra fará isto- ela é eterna e viva.
Grande abraço
Ele e mais o Oiticica montando "Parangolés das Mocréias de Bonsucesso", Coutinho analisando. Imagino.
ResponderExcluirNo Globo Esporte mostrou as telas de futebol (os atletas da bola) dele, várias telas : show de bola! tudo rápido. mas valeu.
ResponderExcluir