13.10.07

A inocência em William Blake


Willam Blake era um sujeito estranho pra caramba, viveu o meio do século XVIII e os primeiros vinte anos do XIX. Era mais que um poeta, era um artista visionário que exercia a pintura e a gravura e também mexeu com as técnicas de impressão. Ilustrou seus cometimentos poéticos e também fez as ilustras da "Divina Comédia" de Dante.
A LP&M lançou um livrinho com "O casamento do céu e do Inferno & outros escritos (essa editora gosta do &) na sua coleção "Pocket-plus". A seleção, tradução & apresentação é de Alberto Marsicano
Desse livro destaquei um escrito dele que fala da inocência numa época de tantos suspeitos.

Canções da Inocência - Introdução

Pelos vales entoando a sorrir
A suave e feliz melodia
Numa nuvem um menino vi surgir
Que falando alegremente me pedia:

Toca a canção do Cordeiro!
A toquei com alegria e encanto
Toca outra vez, toca ligeiro!
Toquei: E não conteve o pranto.

"Deixa tua gaita contente,
Canções felizes irradia".
Toquei de novo pungente
Ele chorou de alegria.

"Gaiteiro, senta e escreve
O que todos possam entender"
Ele sumiu ligeiro e leve;
E um tênue ramo fui colher,

Uma rústica pena construí
Com água clara fui grafar;
Canções felizes escrevi
Que toda criança possa escutar.

9 comentários:

Anônimo disse...

Mahabharata, Santi Parva, seção CCCXXII: O período da vida de toda pessoa é como um corcel. A natureza do corcel é não- manifesta. Os dezesseis elementos constituem seu corpo [os sensos e os sentidos dados a eles,mais Fogo Conhecimento e Desejo ].Sua natureza é bastante sutil. O Instante, o Momento e o Piscar de Olhos seus pêlos. A quinzena as articulações. O Crescente e o Minguante seus dois olhos de igual poder. Meses são os outros membros. Este corcel corre sem cessar. Se teus olhos não estão cegos contemple então este corcel que move-se para frente sem cessar em curso invisível, e coloque teu coração na retidão.

O cavalo que corre então no desenho é o tempo passando na gente.

Anônimo disse...

Liberius carus, achei que este significado de cavalo correndo te interessasse. Descobri há pouco. Zé.

LIBERATI disse...

Caro Zé , eu admiro muito o cavalo,acho um dos animais mais bonitos da natureza, tem uma nobreza, um porte, ao mesmo tempo um mistério. Gosto muito de desenhá-los, mas ainda não sei muito bem desenhar a articulação das patas. Gostei da sua citação da vida como um corcel - a descrição dele. Em três oportunidades me desentendi com cavalos brabos, na primeira quase não sobrei, graças a Deus tinha pés ligeiros e cavalo pode correr mas não me pegou no zigue zague. No outro eu estava montado , corria feito um trem veloz, corcel negro, furia e eu como cangaceiro me livrando dos galhos das árvores, aí ele cansou, foi diminuindo a marcha. Numa terceira vez arrebentou as amarras, me agarrei ao pescoço do bicho, fui escorregando e caí, perdi todos os meus documentos, inclusive na época o de reservista que tive que tirar segunda- via. Respeito muito os cavalos.
Um abraço

Anônimo disse...

Liber, estais aí! A citação é de VYASA,Krishna-Dwaipayana. Sujeito Rishi que escreveu o Mahabharata e ele mesmo falou também. Coincidiu da citação ser do autor do livro que teria vivido tudo. Ele teria nascido em ilha. Também não me dou bem com cavalos: s. Jorge é à cavalo e s. Miguel é a pé: estamos mais para s. Miguel que para s. Jorge.

Anônimo disse...

Eu me vou. A Tinê vai gostar do cavalo correndo - tempo incessante. Felicidades. Zé

Anônimo disse...

Amei este post!
Tudo.
W.Blake era um 'rousseauniano', mais conhecido por suas ilustras (hoje são 'vintage'...)
Liber teve sensibilidade na escolha do trecho poético. Parece um Salmo.
Vou até mudar a pauta da minha "semana da criança"...

A LPM tem livrinhos gostosos de ler e são práticos: cabem no bolso-traseiro das calças enquanto pedalamos pelos prados afora.

Anônimo Zé, acertou: cavalo pra mim representa beleza, força, vitalidade, integridade, persistência, ternura e imaginação, tudo junto numa palavra só. Daí o Unicórnio no inconsciente-coletivo.

LIBERATI disse...

Caro Zé, preciso saber como encontrar o Mahabharata, a editora. Que São Miguel nos proteja.
Um abarção
Bom domingo

LIBERATI disse...

Cara Tinê, o W.Blake é sensacional, esquisitão, místico. Mas essa passagem é muito legal mesmo. A LP&M está num modelo legal, livro barato. Para o pessoal ler, só livro barato.
Livro caro não pode. O público fica muito restrito. As editoras não crescem, não aparece emprego. A cultura fica pequena,frágil.
Um abração e bom domingo

Anônimo disse...

Liberius, no site da Abebooks com um cartão Visa pelo correio. Já dei as indicações. Tinê: na inquisitio do jornal passamos há muito pelo chifre único do bicho mítico: a referência na Bíblia seria Daniel, um dos profetas grandes que são quatros. De modo geral você pode ficar com o chifre como se fosse um Momento, Instante, Piscar de olhos. Acho até que de certa forma você sabia. Muitas vezes já antes. Não tive coragem de entrar no Blake de verdade: nas profecias, posto que profeta era.