21.10.07

Minha vizinha chavista ataca Agnaldo Silva e sua Portelinha


Sabe a minha vizinha, aquela que é fã do Chávez e partidária da Revolução Bolivariana? Pois é, criou a maior confusão aqui no condomínio. Ela e mais dois aposentados brizolistas que detestam a Globo tomaram a sala de controle das câmeras do prédio. Disseram pelo interfone que era a prática da teoria do foco.Guerrilha urbana. Aproveitaram um cochilo do vigia que saiu para tomar uma ar e paquerar uma moreninha que enlouquece o pessoal da portaria e tchuns, trancaram a saleta por dentro e ficaram lá entrincheirados.
Ela dizia (sempre pelo interfone atrás do vidro blindado):
- Se o Chávez encerrou o contrato daquela TV que era contrária aos ideiais dele lá na Venezuela, por que a gente não pode fazer o mesmo nestas bandas. Primeiro temos que derrubar o síndico, depois tomar outros edifícios e por fim a Vênus Platinada. Não para fechá-la, mas otimizá-la. Produzir somente novelas edificantes e realistas.Botar o Wolf Maya num programa de favelização em Cuba.
Perguntei pelo jornalismo,a informação, como ficaria?
-O telejornalismo seria exterminado. Nada de ficar concorrendo com os programas de ficção ou com o humorísticos, como fazem atualmente, ou atrasando o jogo de futebol das quartas-feiras.
-Por exemplo, aquela mecha...
Quando ela deu essa paradinha técnica, perguntei sobre os detalhes da tática, já que a estratégia estava definida.
Daqui podemos observar as intimidades das pessoas no estacionamento, a saliência nos elevadores, enfim uma coleção de pequenos pecados e com o tempo teremos elementos para criar dossiês e com isso pressionar na próxima reunião do condomínio. Garantir votos para destituir o síndico. Não é isso que os políticos fazem lá em Brasília?
Foi um custo botar a vizinha e seus fiéis escudeiros na real . Depois de muita negociação conseguimos convencê-los a abrir a porta e deixar o vigia voltar ao seu posto. O síndico prometou anistia na cobrança da taxa do condomínio que eles não pagavam faz tempo. Concordou até em colocar um retrato do Chávez no salão de festas. Uma daquelas fotos em que ele aparece de camisa vermelha junto ao leito do Fidel de moletom pós-operatório.
Baixinho, ele me disse que no próximo aniversário que rolasse lá no salão, iria pedir ao mágico que desse um sumiço naquele item subversivo.
Finda a querela, convidei-a para um chá de camomila e aproveitei para perguntar a razão profunda daquele ato insano, o motivo oculto.
Ela me confessou que era do Agnaldo Silva.
-Quem mandou ele criar aquela favela fake? Acho que foi a Bia Abramo que levantou a lebre, ou foi o Xexeo enquanto procurava Artures no Google?
-Vamos e venhamos, ele fez uma novela baseado em um outro planeta.
-Aquilo não é a Terra de jeito nenhum. Agnaldo daria um bom roteirista para "Viagem nas Estrelas", é um trek de carteirinha. O elenco é estelar, só falta aquele orelhudo de sobrancelhas arqueadas, lembra ? Aquele alienígena que não tinha emoções?
Mas essa novela , além de ser uma adaptação do "Carga Pesada", se passa numa dimensão além da imaginação. Onde já se viu, o Herson Capri morrer num circo da praça 11 ao lado da sofrida (sempre sofrida) Renata Sorrah?
E a Marília Gabriela que virou favelada carioca? Ela não era dona do "Correio da Manhã" na série JK?
Quase todo dia me dá um "siricutico" quando vejo aquela favela do mundo paralelo, a tal da "Portelinha", sem traficante, sem milícia, enfim sem nunhum problema, todo mundo vivendo na maior paz ...Desse jeito todo pobre vai querer virar favelado! Deve ser a novela preferida do Lula, afinal ele é o Presidente de um país ideal onde nunca na história dele se viajou tanto, nunca na história dele ele não soube de nada...e esse negócio de perdoar a dívida dos africanos e o zé-povinho aqui morrendo na fila do SUS(to), morrendo de dengue, com esses planos de saúde sugando o sangue dos que querem fugir da "desassistência" pública.
Minha conclusão é que o povo está sendo enganado pelo Agnaldo, pelos políticos, pelos planos de saúde, pelos especuladores. Daqui a pouco o zé-povinho vai pensar que as balas perdidas são de festim. Por isso eu e os meus amigos Brizolistas que jogam dama no play-ground resolvemos partir para a ação e tomar a Globo, invadir o Projac e mudar a novela, já que o Agnaldo está ameaçando ir para Portugal e escrever o resto da história de lá. Aí que vamos mesmo para outra Galáxia! Ou para Trás dos Montes! Quem te viu, quem te vê!.... (deixou no ar uma intriga que eu preferi ignorar).
Favela boa era aquela da Record, a tal das "Vidas Desencontradas".
-Opostas! Eu disse, sem causar nenhum efeito.
-Nessa favela o pau comia mesmo, era muito mais realista.
Ela continuou falando do pobre do autor de "Duas Caras".
- Tá certo que é ficção, mas menos, menos Agnaldo! Você está falando do Rio de Janeiro e a situação aqui é outra, como a gente sabe e vê até no Jornal Nacional. O bicho está pegando. E não adianta chamar o Capitão Nascimento, deviam chamar o capitão Morte, isto sim.
Aí aproveitou para esculhambar as TVs em geral.
-Imaginem que estão querendo transformar o "Tropa de Arrebite" num seriado!
-Tropa de Elite, dona....(esqueci o nome dela faz algum tempo), mas ela não me deu chance de hesitar e já foi logo tascando:
-Onde já se viu, virar seriado! Querem transformar o Bope em "Patrulheiros Toddy"! Isso já é esculachar demais os organismos policiais. Deviam é filmar a marcha do Luis Carlos Prestes, "O cavaleiro da Esperança", que com sua coluna rasgou esse país...falando nisso que fim levou o "Chatô"? Aquele menino, o Fontes não terminou o filme, ainda?
Nesse momento ela soluçou e me deu uma oportunidade de respirar.
Mas logo emendou. E tem esse negócio desse outro menino , o Huck. Foi roubado em São Paulo, que já é um luxo. É bem diferente de ser assaltado na linha Amarela. Diz aí! E por um bandido bonzinho, ainda por cima, com um treisoitão, que é arma de bandido antigo, amador. Assaltante moderno, cruel, hoje vem de pistola automática, fuzil AR 15, AK 47 ... essas armas de guerra. O menino Huck, que é até um rapaz simpático, saiu no lucro ,faturou um artigo na Folha, e matéria nessa revista nova da Abril, como chama mesmo ? - Realidade , né?
Não, é "Revista da Semana, dona....(e não é que não consigo lembrar o nome dela!)
Isso mesmo, essa revista que é um resumo da Veja para apressados....Teve até intelectual metendo uma teoria no rolex.
Aí voltou para atacar o filme "Tropa de Elite": Esses cineastas de classe-média continuam faturando em cima da pobreza, da miséria. Parece que aqui só tem Carandiru, Cidade de Deus e Caveirão!
Aí eu disse que essa sua última frase estava em contradição com o que ela tinha falado do Agnaldo e sua ficção que humaniza uma comunidade carente etc e tal...
Aí ela engrossou e deitou a falar contra tudo e contra todos.Enquanto ela parolava, e jogava veneno para todo lado, fui à cozinha buscar uns biscoitinhos que minha mulher tinha feito no dia anterior para ver se adoçava a conversa.
Quando voltei a velha estava dormindo estatelada no sofá. Foi então que liguei a TV e no volume mínimo assiti ao programa da Márcia. Este sim, um choque de realidade. Se minha vizinha estivesse acordada diria:
- Uma casa em Miami , e essa senhora fica aí escutando a desgraça dessas criaturas...(Não sei não, mas acho que estou começando a pensar como ela- Arre égua! Onde está o meu livro do Deleuze?)

4 comentários:

Anônimo disse...

Ehhh tricotagem televisiva! Velhinha arretada... quem não a conhece não pode mais ver pra crer, quem jamais a esquece não pode reconhecer... "Chatô" com Quinta Coluna... olha, é o seguinte... Deleuze nela! Ou Dr. Spock (ele agüenta).

LIBERATI disse...

Cara Tinê,essa minha vizinha vai tumultuar muito a vida do condomínio e desse blogue. Imagine que encontrei ela hoje no elevador e para meu espanto ela estava calada, só saiu de seu mutismo no Terreo - disse: Hasta la victoria final!
Acho que o Che disse isto , creio que vi esta frase naquele prédio da Praça de La Revolución que tem o rosto dele feito em ferro que aparece nos postais. Tremi de medo.
E ela seguiu adelante , eu fiquei no corredor e percebi que ela usava um lenço vermelho tal como os brizolistas de boa cepa.
Deleuze me salve!
Um bom domingo

Anônimo disse...

Hasta la vitoria final!

Era religioso as cinco da tarde ver Star Trek na TV preta e branca. Reuniam os amantes de ficção-científica com a tv.

Minha vó tricotava e minha mãe que tem centenas de agulhas ainda tricota e faz crochê das roupas que alguém usa:ela colocou bordados nas toalhas de mesa que uso cotidianamente . Mulheres que bordam a vida. zé

LIBERATI disse...

As mulheres é que sustentaram a civilização, meu caro Zé. Todo poder a elas.
Um abraço