20.2.09

Caricaturas de Políticos: Henry Kissinger


Uma das figuras de peso do mundo diplomático americano, atuou na Política de seu país de 1968 a 1976.
Foi Secretário de Estado dos EUA de 1973 a 1977 - acumulando cargo de Assistente de Segurança Nacional. (Passou por Nixon e Gerald Ford)
Ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1973 junto com Le Duc Tho por ter obtido um cessar fogo no Vietnam. Curiosamente dizem as más línguas que esteve por trás do movimento que derrubou Allende em 11 de setembro de 1973.
Numa entrevista afirmou que se orgulhava de não ter um único músculo em seu corpo. Há uma citação curiosa que fala de Kissinger num filme de Woody Allen- Noivo Neurótico, noiva nervosa-(Annie Hall) Numa de suas conversas com Eric Lax (publicada aqui no Brasil pela CosacNaif numa belíssima edição com o título "Conversas com Woody Allen") lembra de uma cena de quando Alvy ( o noivo neurótico - interpretado por Allen) se dá conta que "perdeu, playboy" em relação à Annie (interpretada pela Diane Keaton) que tinha se mandado, mas ele não entrega os pontos:
"(Pessoas andando na calçada, enquanto Alvy sai de uma loja e avança para a câmera. ALVY- ( para a câmera- para a platéia) - Estou com saudade da Annie. Cometi um erro terrível.
Um casal vem pela rua e pára quando o homem fala com Alvy.
HOMEM- Ela está morando em Los Angeles com Tony Lacey.
ALVY - Ah, é? Bom, se é assim, ela que se dane! Se ela gosta desse estilo de vida, deixa ela ir morar lá! Ele é um babaca, para começar.
HOMEM - É formado em Harvard.
ALVY- É. Pode ser...Olha só, Harvard também erra, sabe. O Kissinger dava aula lá.
***
Nota da Redação: Esse Woody Allen é impagável!
(Esta caricatura foi feita com lápis e propositalmente não foi coberta com nanquim porque poderia perder a espontaneidade do traço)

Nenhum comentário: