25.3.09

Dica do Gerdal : Waleska canta nesta quinta no Leblon: o samba-canção e a penumbra de mãos dadas


Presença marcante na noite carioca dos anos 60 e 70, Waleska apresenta-se nesta quinta-feira, 26 de março, em show no Bar do Tom, no Leblon, às 21h. Vizinha em estilo das predecessoras Nora Ney, Maysa e Dolores Duran e conhecida como a rainha da fossa, Waleska sorveu na dor-de-cotovelo o estimulante que lhe possibilitou levar adiante uma carreira "em tom menor", de contornos próprios, bem definidos, sem mídia de massa, mas de ambientes, à meia luz, repletos, sobretudo, de corações avariados por desditas passionais, almas devotadas ao uísque consolador. Era o público cativo dessa "diseuse" do samba-canção inebriante e amargurado, que se iniciou artisticamente na TV Itacolomi, em BH, ao mesmo tempo que Clara Nunes e Mílton Nascimento, antes de o pianista Waldir Calmon acolhê-la, no Rio de Janeiro, como "crooner" da sua Arpège. Pouco depois, em 1966, no Pub, no Leme, e, no limiar da década seguinte, na Fossa, em Copacabana, teve boates próprias, que ainda atraíam boêmios de prestígio, como Vinicius de Moraes, que dela dizia ter, "para os românticos incuráveis, a canção certa para a dor exata".
Naturalmente, a dor-de-cotovelo também fazia girar os seus elepês no prato da vitrola, dos quais sobressaíam composições do controvertido e talentoso Sérgio Bittencourt (como "Vim", de inspirada parceria com Eduardo Souto Neto), talvez o mais gravado por ela. Pouco executada, "Canção Ausente" é uma joia do paraense Nílson Chaves que Waleska soube lapidar em delicada interpretação, ela que prepara o lançamento para breve do livro "Foi à Noite", prenhe de relatos da vida noturna que tão intensamente conheceu e a que conferiu estrelas com o charme penumbroso da sua voz.
Também título do referido show, em "Foi à Noite" Waleska conta com a participação especial do ator Claudio Cavalcante, que o concebeu e o dirige, e a condução musical de José Roberto Leão. Abaixo repasso aos interessados o serviço encaminhado pela amiga produtora, Kikha Dantas.
Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.

SERVIÇO: WALESKA E CLÁUDIO CAVALCANTI
NO SHOW "FOI À NOITE"
DIA 26 DE MARÇO (quinta-feira) às 21h (último dia)
LOCAL: BAR DO TOM - Rua Adalberto Ferreira, 32 - Leblon (anexo ao plataforma)


"Neste show ambos interpretarão canções e relembrarão histórias de grandes nomes da MPB e da noite como Vinícius de Moraes, Antônio Maria, Tom Jobim, Maysa, Chico Buarque, entre outros".

(NR: A foto que ilustra este post é do disco Valeska na Fossa - gravação ao vivo e foi obtido do blog Loronix. Quem for ao blog Loronix , que é interessantíssimo - observará curiosamente que na capa do LP o nome da cantora vem grafado com V em vez do W)

Nenhum comentário: