24.9.09

Dica do Gerdal:Jorge Curuca mostra, nesta quinta, em Laranjeiras, o samba socialmente vigoroso do seu primeiro disco


"Por causa dela/eu acumulei função/de passista e de peão/mas fiz dela uma rainha/por causa dela/lustrei a penteadeira/onde arruma tão faceira/os frascos vazios de Avon/por causa dela/reformei toda a mobília/comprei um rádio de pilha/pra gente ouvir o Adelzon/eu e ela; Serrinha, Portela/almas gêmeas num desfile conjugal/eu num gongá esmeraldino/sigo a cor do meu destino/com a bênção da coroa imperial/e ela batizada de samba e de luz/no rio Ganges de Oswaldo Cruz/celestial." Esse samba, "Desfile Conjugal", com parceria de Jorge Presença (um nome muito considerado no partido-alto), é parte de uma obra que, só agora, após 40 anos de lida do compositor nessa atividade, chega ao disco por meio do CD independente "Raiz do Bem": a obra de Jorge Simão, o Jorge Curuca. Talvez nem seja, pelo curioso romantismo dos versos, o lado mais forte da sua memória autoral, pois Curuca herdou do pai, Miguel Simão, um operário comunista atuante na luta  partidária, o gosto pela mensagem sociopolítica enfaticamente expressa na música que faz e canta, como em "Miquimba", acerca da marginalização infanto-juvenil pelo narcotráfico e da banalização da morte nas favelas. Confrade e um dos responsáveis pela direção da Casa Lima Barreto - casalimabarreto.com -, ele é a atração de hoje, 24 de setembro, a partir das 21h, do Terapia Popular, no Severyna, em Laranjeiras. É do próprio Roberto Serrão, anfitrião e condutor desse projeto, o recado redirecionado abaixo.
         Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica.
 
        PREZADOS AMIGOS,

Conto com suas presenças e/ou peço sua especial atenção e ajuda na divulgação do evento abaixo:
O cantor e compositor ROBERTO SERRÃO, durante o mes de setembro comemora 2 anos, no comando da sua tradicional roda de samba de raiz e chorinho, e, convida amigos, que, com certeza, irão fazer a chegada da primavera ainda mais agradável, pois, será recebida com talento e alegria, por dignos representantes do gênero, dando continuidade ao seu projeto TERAPIA POPULAR.


DIA 24/09 - JORGE CURUCA - O compositor, presidente da Confraria Casa Lima Barreto, lança o Cd - RAIZ DO BEM, (título da faixa que presta homenagem ao Mestre Monarco), com a participação de intérpretes do projeto, entre eles: CHAMON e Roberto Serrão.

O Grupo Cara da Gente será formado pelos músicos: AMENDOIM/SP - Cavaquinho; DIOGO CUNHA - Violão 7 Cordas; CIGANINHO - Percussão; ZÉ CARLOS - Percussão.

No repertório clássicos do choro e do samba, onde são lembrados compositores como: Cartola, João Nogueira, Paulo Vanzolini, Monsueto, Lupicínio Rodrigues, Paulinho da Viola, Silas de Oliveira, Monarco, Dona Ivone Lara, Nelson Cavaquinho, entre outros; as inéditas do seu CD - solo  - CARA DA GENTE, além de músicas de sua autoria gravadas por: Alcione, Martinho da Vila, Leci Brandão, Jorge Aragão, João Nogueira, Grupo Fundo de Quintal, entre outros.

Local: SEVERYNA DE LARANJEIRAS
Endereço: Rua Ipiranga, 54 - Laranjeiras
Dia/Horário:   TODA QUINTA-FEIRA - 21h
Couvert: R$10,00
Informações/Reservas: (21) 2556-9398
(NR- Na foto que ilustra este post aparecem Roberto Serrão e seu ilustre convidado Jorge Curuca)

Um comentário:

felipe disse...

Olá, sou de SP como faço para comprar o CD do Jorge Curuca?
Obrigado