27.4.10

Dica do Gerdal: Gisa Pithan mostra músicas do novo CD nesta terça em Ipanema - o nosso pop-blues feito com sensibilidade e substância


"Loucura é um desejo sem limite/pode ser um beijo, uma flor ou dinamite/limite é o que me deixa por um fio/o fio não me faz segura/não me diz se arrebenta ou se sustenta a fúria/o estado febril, o surto, a febre, o pulo/o descontrole da calma/o desconforto da alma/a sensação de estar no alto/decidindo a vida num salto."
 

        Prezados amigos,
 
        Há poucos dias, apresentada por um amigo comum, Alfredo Galhões (pianista, arranjador e gastrônomo de mão cheia), pude conhecer a doce figura de Gisa Pithan. Cantora, compositora e violonista porto-alegrense que se destacou por uma década na cena musical brasiliense, em particular a do palco pop, por um trabalho autoral explicitado com verdade e energia, dela eu já acolhera, em meu "hit parade" afetivo, a balada "Por Um Fio" - do seu primeiro CD, de 2000, e dos versos acima -, uma beleza com levada de baião na segunda parte e ora regravada, no recém-lançado "No Meio do Mundo", com novo arranjo e acento blues igualmente bem colocado. Ainda em Brasília, em 2003, ela fez o show de reinauguração da Sala Funarte, rebatizada de Cássia Eller, com uma homenagem a essa artista precocemente desaparecida, o qual contou com participação especial de Gilberto Gil. Um show que teve desdobramento local em temporada bem-sucedida, de lotação esgotada, no prestigiado Feitiço Mineiro. 
        Três anos antes, para 30.000 pessoas, Gisa Pithan havia cantado com Mílton Nascimento em show ao ar livre, na Esplanada dos Ministérios, por ocasião do quadragésimo aniversário da Capital Federal. Essa guerreira, que integrou o conjunto músico-performático Mulheres de Atenas e também despertou a admiração da excelente cantora Leila Pinheiro, já embalou, com o seu timbre grave, a atenção de espectadores europeus, levando a sua canção a apresentações em Paris, no Blue Note Café, e em Viena, no Jazz Fest Wien - Festival Internacional da Arte -, realizado em 2002. No novo CD, destacam-se ainda, especialmente, outra balada, "Não Queira Saber a Hora" - de um dos "links" abaixo -, primeiro lugar no Festival do Descobrimento, em Porto Seguro (BA), em 2007; a tangueada "Farinha do Mesmo Saco", com participação do uruguaio Roberto "Pelín" Capobianco ao bandoneão, e, curiosamente, o sucesso popular de  "Vai Vadiar", de Monarco e Ratinho, que retoma em Gisa Pithan um novo e surpreendente sabor, ou seja, o de um rematado blues, com arranjo do guitarrista Luce e que caiu no agrado até mesmo de gente do samba, como Camila Costa, vocalista e violonista do Sururu na Roda. Gisa prossegue temporada no Conversa Fiada, em Ipanema, nesta terça, 27 de abril, a partir das 19h30 ("flyer acima). Grande Gisa. 
       
 
http://www.myspace.com/gisapithan
 

http://www.youtube.com/watch?v=mFXRUWvt7Rk
    

Nenhum comentário: