27.5.10

Dica do Gerdal:Paula Santoro nesta quinta-feira no Lapinha - belos trinados a serviço do prazer de cantar


Tomando contato com o palco, pela primeira vez, em um clube de Iriri, no Espírito Santo, aonde a sua família se dirigia com frequência em período de férias, a mineira Paula Santoro (foto acima) já dava claros sinais de que, pelo brilho revelado ao cantar, a música seria trilha de percurso indeclinável no seu futuro profissional. Tinha, então, 12 anos e, embora formada, tempos depois, em Comunicação Social pela UFMG, na natal BH, engatou uma primeira na música popular como ganha-pão ao fazer parte do conjunto Nós & Voz, com o qual a sua vida foi andar por este país em shows sucessivos e atuar no musical "Manuel, O Audaz", com roteiro de Fernando Brant. Laureada por duas vezes com o Troféu Faísca de melhor cantora de Minas Gerais, Paula veio tentar a sorte no Rio de Janeiro, onde, em 2000, deu o ar da sua graça, na minissérie "Aquarela do Brasil", da TV Globo, ainda que encoberta em cena pela fisionomia de outra beldade, Maria Fernanda Candido, respondendo na dublagem pelos trinados da atriz, que encarnava uma aspirante ao estrelato nos anos dourados do rádio. 
         Da maior relevância na carreira foi o terceiro lugar obtido por ela, em 2002, no rigoroso Prêmio Visa (Edição Cantores), ganho pelo paulistano Renato Braz. Um feito apreciável que valeu a Paula um "upgrade" na chamada "visibilidade" do mercado e, em 2005, após desacerto pop em produção inaugural da sua discografia, possibilitou-lhe fazer aquele que considera o seu primeiro CD, de fato, lançado pela Biscoito Fino. Este, sim, um disco em que se sente à vontade, sob a influência de duas referências de estilo que lhe são caras: o jazz e o Clube da Esquina, esta última propiciando-lhe ainda shows recentes na companhia de outra ótima mineira, radicada em Curitiba, a cantora Ana Cascardo. Como diz o crítico musical Kiko Ferreira, do jornal "Estado de MInas",  "assistir a um show de Paula Santoro é uma experiência audiovisual inesquecível. Trata-se de uma artista com pleno domínio do seu arsenal, colocado a serviço do prazer de cantar." Ela se apresenta nesta quinta-feira, 27 de maio, a partir das 21h30, no Lapinha (Av. Mem de Sá, 82 - tel.: 2507-3435).
        ***
 
Pós-escrito: nos "links" abaixo, três canções de sucesso dos anos 70 provenientes desta tabelinha autoral entre Rio e São Paulo na MPB: o carioca Ivan Lins e o ituveravense Vítor Martins. "Começar de Novo", "Somos Todos Iguais Esta Noite" e "A Noite", cantadas por Paula Santoro, muito bem acompanhada por três gaúchos: Rafael Vernet, ao piano, Guto Wirtti, ao contrabaixo, e Kiko Freitas, à bateria.
          

http://www.youtube.com/watch?v=EHUP_p88dBA
 
      
http://www.youtube.com/watch?v=gGBAdIlKJhc&NR=1
 
      
http://www.youtube.com/watch?v=vl5tAW81yGc&feature=related  

Nenhum comentário: