11.6.10

Dica do Gerdal:Jane Duboc prossegue temporada nesta sexta, no Lapinha, muito bem acompanhada por trio de Kiko Continentino



Um dos mais admirados instrumentistas da atualidade nacional, o belo-horizontino Kiko Continentino (foto acima), simplesmente referencial tocando, compondo ou arranjando, é atração das sextas de junho no Lapinha, onde, apresentando-se em trio, acompanha a cantora paraense Jane Duboc (mesma foto acima). Kiko é um autodidata de nota máxima, discípulo aplicado das próprias lições musicais, que, por isso, entre outras razões de excelência, recomenda-se, naturalmente, no passeio rítmico ao teclado a que conduzirá os frequentadores da referida casa de shows, embalando com "finesse" a voz de Jane. Com ele, não tem erro: a satisfação é garantida e renovada. No sábado passado, tive a satisfação de reencontrá-lo na Modern Sound, onde também toca e retoca, quando me apresentou a um casal histórico da bossa nova, ambos evangélicos, a cantora e violonista Tita e o contrabaixista e compositor Édson Lobo.
        Jane Duboc, por seu turno, é mulher de sortidos atributos: canta, compõe, toca, representa e escreve livros, como os infantis "Jeguelhinho" e "Bia e Buza" e, ainda em Belém, antes de projetar-se com êxito na faina artística, ganhou diversas medalhas como esportista, em competições de natação, vôlei, tênis e tênis de mesa - por causa disso, hoje dá nome a prêmio criado pela Assembleia Legislativa de Belém para incentivar a prática de esportes entre os jovens dessa capital. Aos 17 de idade, por causa de uma bolsa de estudos, foi para os EUA, onde morou por seis anos, estudando flauta, orquestração, canto lírico e arte dramática na Universidade da Georgia e cantando em bares, clubes e igrejas. De volta ao Brasil, participou da Banda Veneno, do maestro Erlon Chaves; do VI FIC e do MPB Shell, festivais de música popular da TV Globo, da qual ainda integraria o coral - um dos vários de que participou ao longo da carreira -, gravando aberturas de programas; destacou-se na vocalização de "jingles" da produtora Zurana; gravou música folclórica para o selo do falecido publicitário Marcus Pereira e o elogiado "Paraíso" com o também falecido guitarrista de jazz Gerry Mulligan, CD que contou com bem-sucedido lançamento no Japão; nesse país, outro CD, "From Brazil to Japan", muito apreciado, com o saxofonista Roberto Sion, a convite da Prefeitura de Gifu; e cantou com Edu Lobo, em 1982, a convite de Nelson Ayres, acompanhada pela prestigiada Orquestra Sinfônica de Israel, sob a regência de Zubin Mehta. Em discos próprios, é sempre lembrada por sucessos como "Manuel, O Audaz", de Toninho Horta, "Chama da Paixão", de Thomas Roth (do selo Lua Music) e Cido Bianchi (pianista do Jongo Trio), e "Que Outro Dia Amanheça", de Édson e Terezinha Fagá, ouvido num dos "links" abaixo. Nos demais, ela interpreta "Manias", um clássico do apresentador Flávio Cavalcante em parceria com Celso Cavalcante, seu irmão, ao passo que de Kiko Continentino ouvimos sua bela composição "Sonhando com o Rio", num alinhavo de imagens que evidencia o joio e o trigo da Velhacap, e, com ele e a cantora Lucynha, "Balanço Fenomenal", dele e do baixista Luís Alves, e "Vatapá", de Dorival Caymmi.
        Complemento a dica com o recado do querido Kiko, reencaminhado abaixo. Grato a todos pela atenção.
 
       ***       

PREZADOS AMIGOS,
 
NESTA SEXTA, 11 DE JUNHO, PROSSIGO TEMPORADA COM A MARAVILHOSA CANTORA JANE DUBOC NO LAPINHA,UMA BELA CASA DA LAPA QUE VEM PROMOVENDO SHOWS INTERESSANTES DE MÚSICA BRASILEIRA. TODAS AS SEXTAS ESTAREMOS LÁ.

AOS SÁBADOS, TAMBÈM PROSSIGO NA MODERN em COPA - 12 AS 16HS - COM MEU OUTRO TRIO: O SAMBAJAZZ
AMPLEXOS CONTINENTAIS
KIKO
Kiko Continentino (piano)
Guto Wirtti (baixo acústico)
Victor Bertrami (bateria)

Av.Mem de Sá, 82 - sobrado
Estacionamento nos fundos, entrada pela Rua do Lavradio
Informações e reservas 2507-3435
Preço: R$ 30,00

Nenhum comentário: