26.9.10

Grand Funk Railroad - uma verdadeira banda americana


Este concerto de 1971 teve por palco o Shea Stadium que, ao que parece ficou abalado nas suas estruturas devido ao comportamento "sacudido" da platéia nessa apresentação histórica, cheia de energia do Grand Funk Railroad -( que no vídeo, com sua formação original - Mark Farner, Dom Brewer e Mel Schacher canta I'm Your Captain)- uma verdadeira banda americana que surgiu com suas letras contestadoras( neste vídeo enquanto ele canta "Im getting closer to my home ..." um pessoal levanta os punhos cerrados- numa saudação revolucionária) e um rock pesado, numa época difícil, - mais especificamente no vácuo musical que os Beatles deixaram, com guerra do Vietnam rolando a todo vapor e o baixo astral que invadiu as praias americanas depois do sonho de Woodstock- quando rolou o pesadelo do Festival de Altamont. É bom que se relembrar que neste Festival (do qual participaram as bandas Grand Funk, Jefferson Airplane e outras) a entrada era grátis , o terreno pequeno e a segurança foi feita simplesmente pelos gentís"Hells Angels": um coquetel explosivo que deu um fim na ideologia do "paz e amor", e culminou no assassinato de um homem durante famosa passagem dos Rolling Stones, quando a banda tocava a música "Sympathy For The Devil". Isso tudo está bem documentado no filme "Gimme Shelter" de Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin.
O interessante é que o Grand Funk teve um sucesso tremendo nos anos 70 , ao mesmo tempo em que sofria uma crítica implacável por parte da imprensa especializada, mas foi tocando a locomotiva por aqueles trilhos tortos e o curioso é que com o passar dos anos, foi saindo de fininho fora dos holofotes da grande mídia . Eu até pensei com meus botões que eles tinham acabado. Saí à cata de algum lembrança fonográfica deles e, para minha surpresa, encontrei os principais CDs deles relançados numa caixa impecável na Saraiva já faz um tempo. E mais, me inteirei pela internet, que eles continuam on the road, fazendo barulho para botar qualquer Parque dos Dinossauros em polvorosa. Uma outra curiosidade, eles são de Flint,(Estado de Michigan) cidade onde nasceu o polêmico documentarista Michael Moore que chegou até a fazer um curta sobre o rock desse trio fantástico.
Aqui em baixo vai a letra de I'm Your Captain: (Aumenta que isso aí é roquenrol!)
Everybody, listen to me,
And return me, my ship.
Im your captain, Im your captain,
Although Im feeling mighty sick.

Ive been lost now, days uncounted,
And its months since Ive seen home.
Can you hear me, can you hear me,
Or am I all alone.

If you return me, to my home port,
I will kiss you mother earth.
Take me back now, take me back now,
To the port of my birth.

Am I in my cabin dreaming, or are you really scheming,
To take my ship away from me?

Youd better think about it, I just cant live without it.
So, please dont take my ship from me.
Yeah, yeah, yeah ...

I can feel the hand, of a stranger,
And its tightening, around my throat.
Heaven help me, heaven help me,
Take this stranger from my boat.

Im your captain, Im your captain,
Although Im feeling mighty sick.
Everybody, listen to me,
And return me, my ship.

Im your captain, yeah, yeah, yeah, yeah.
Im your captain, yeah, yeah, yeah, yeah.
Im your captain, yeah, yeah, yeah, yeah.
Im your captain, yeah, yeah, yeah, yeah.

Im getting closer to my home ...
Im getting closer to my home ...
Im getting closer to my home ...
Im getting closer to my home ...
Ohhhh ...

Im getting closer to my home ...
Im getting closer to my home ...
Im getting closer to my home ...
Im getting closer to my home ...
Repeated to fade

Nenhum comentário: