27.10.10

Quito Pedrosa e seu quarteto nesta quarta no Lapinha: um toque de motivação burilada e sabor de "quero mais"


 "Que venham outros discos como este!", escreveu, exortativo, o pianista e compositor Francis Hime no encarte de "Noite Rasa", terceiro CD (2006) - segundo pela Biscoito Fino - da carreira do saxofonista e artista plástico Quito Pedrosa (neto do crítico de arte Mário Pedrosa), que, nesta quarta-feira, 27 de outubro, a partir das 21h30, faz apresentação com o seu quarteto no Lapinha - Av. Mem de Sá, 82 - sobrado - tel.: 2507-3435). Completam a formação o pianista Marco Tommaso, o contrabaixista Bruno Migliari - que me impressionou bastante há alguns anos, na Sala Baden Powell, tocando em show do veterano Júlio Barbosa, o Julinho do Trompete, radicado há muito na Alemanha - e o baterista Marcelinho da Costa, todos parte de "uma meninada", como a eles ainda se referiu Francis no tal encarte, "tão aplicada, que procura se aperfeiçoar e usa o estudo de forma inventiva e original", deixando para trás os tempos de uma falsa percepção do estudo musical como fator de inibição ou de embotamento do talento e da inspiração. Como Quito (foto acima) viveu alguns anos no Peru, injeta elementos da sonoridade ibero-americana no samba e na bossa, sem abrir mão da influência do jazz e do atrativo respectivo da improvisação.
      No primeiro "link" abaixo, ouve-se "Clara", com o quarteto de Quito, ele próprio o "pai da criança"; no segundo "link", "Lusco-Fusco", belo tema de Bruno Migliari; por último, "As Rosas Não Falam", de Cartola, esta um dos clássicos relidos instrumentalmente em "Noite Rasa".
     Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.
 
     Um abraço,
 
     Gerdal
 
A tempo: outro grande músico da nova geração, Marcelo Caldi, com o seu acordeom, faz participação especial no show de logo mais.          

      http://www.youtube.com/watch?v=IIhOH6NI6sg
 
      http://www.youtube.com/watch?v=YpZWe_KQDlo

            http://www.youtube.com/watch?v=CA7QZygygB8&NR=1

Nenhum comentário: