26.2.11

Corra, vá ao cinema e assista "Trabalho Interno"





É urgente, pois "Trabalho Interno" (Inside Job) é um documentário importantíssimo que procura explicar a crise atual que começou em 2007/2008 com a "bolha" criada no centro do sistema financeiro americano (e suas articulações globais). O filme concorre ao Oscar de melhor documentário - expõe a crise e dá nome aos bois ( que é algo que todo mundo se pergunta: Quem é o responsável por essa bagaça?). A existência desse tipo de documentário mostra a fratura da mídia hegemônica que não foi capaz de traduzir o "evento", e confesso é difícil mesmo, talvez um desenho animado explicasse melhor. Mais não é necessário dizer, apenas que o filme é difícil de assistir- pois o tema é complexo, utiliza o jargão do mercado financeiro numa velocidade assustadora que mesmo com o uso de gráficos bem bolados deixam o espectador tonto. Mas é uma porrada!
Pode-se apontar um outro defeito, esse técnico, que é o uso da legenda em amarelo claro que sobreposta ao fundo branco deixa quem não sabe inglês numa de cego em tiroteio. De qualquer maneira, apesar dessas dificuldades dá para entender quase tudo e...
...Assista que vale a pena, pois ele, por motivos compreensíveis, vai ficar pouco tempo em cartaz.
Para quem não pescou muita coisa nesse documentário, existe outro filme que em linguagem mais "popular" aborda o mesmo problema, só que com muito mais ironia, mas não tão completo em termos de informações - trata-se do ótimo documentário de Michael Moore "Capitalismo: uma história de amor" (Capitalism: a love story).
Agora, se mesmo com esse filme do Moore, você fica boiando na maré financeira, vá para "Wall Street - o dinheiro nunca dorme" de Oliver Stone, onde no meio de uma história de amor e problemas afetivo-familiares, Gordon Gekko, volta à cena(interpretado por Michael Douglas), depois de encarar alguns anos de prisão - para dar uma palestra de capitalismo financeiro. No fim desse trajeto pelo mundo da "nova economia" você fica de miolo quente, mas começa a entender o mundo em que se vive.
Pelo jeito, o Capitalismo começa a ser o ator principal do cinema americano.Pode-se dizer que é um bom começo, vamos apostar nessa nova geração que resolveu pegar a câmera e buscar interpretar o mundo.

Nenhum comentário: