18.7.11

Cama de Gato é música de primeira nesta segunda do Lapa Café: grupo comemora 25 anos de carreira



Com a sonoridade bonita do Cama de Gato no "link" abaixo, repasso, em seguida, recado recebido sobre apresentação do conjunto nesta segunda-feira, 18 de julho, no Lapa Café. Lá, desde o último dia 4, um dos seus integrantes, o baterista Pascoal Meirelles, vem apresentando, toda semana, com convidados diferentes, a atração Música de Primeira na Segunda, principiando com o seu sexteto homenageando um expoente norte-americano das baquetas, Art Blakey (com os Jazz Messengers) - que começou como pianista, mas, ao ver Errol Garner tocar, optou pela bateria e serviu de inspiração a Pascoal, em 2007, quando lançou o seu CD "Tributo a Art Blakey". O Cama de Gato (foto acima) toca, hoje à noite, no Rio de Janeiro, após três anos de ausência dos palcos da cidade, e o show é comemorativo de 25 anos ininterruptos de carreira, vivida no Brasil e no exterior. A propósito, faz pré-lançamento de DVD alusivo a esse marco na trajetória do grupo, que passou por diferentes formações.
      Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.

      Um abraço,

      Gerdal

          http://www.youtube.com/watch?v=QPQmbrWJ5gg
("Gonzagueando", de Jota Moraes)

Serviço:
GRUPO INSTRUMENTAL CAMA DE GATO
Lapa Café- Av.Gomes Freire,453-Lapa
20:00 hs
vendas antecipadas:3971.6812
R$:25,00 ( estudantes de musica  com comprovação e musicos profissionais pagam meia).
*estacionamento pago em frente ao local
SOBRE O CAMA DE GATO
O grupo instrumental Cama de Gato foi criado em 1986 pelos músicos Pascoal Meirelles (bateria), Mauro Senise (sax e flauta), Nilson Mata (baixo elétrico) e Romero Lubamo(guitarra). Com a saída de Romero Lubamo e Nilson Mata, passaram a compor o Grupo o baixista Arthur Maia e o tecladista Rique Pantoja.Até 1994,o grupo lançou três CDs, sendo que o primeiro vendeu mais de 75 mil cópias, um feito para a música instrumental brasileira.
O "Cama" foi aclamado pela crítica como o mais bem sucedido grupo instrumental brasileiro dos anos  1980 ate os tempos atuais. A partir de 1992, Jota Moraes assume os teclados e introduz o vibrafone em algumas faixas, o que dá ao som do grupo uma cor especial. Neste mesmo ano, Mingo Araújo se junta ao Cama de Gato, acrescentando sua percussão cheia de brasilidade.Em 1995 é a vez de Arthur Maia dar lugar a Alberto Continentino e logo a seguir a Andre Neiva que ha 15 anos é o baixista oficial do grupo. Mais dois CDs são lançados: “Dança da Lua” e “Amendoim Torrado”.O Grupo segue com apresentações no exterior e Brasil.Em 2003, foi lançado o novo disco:“Água de chuva”. Uma das marcas registradas do grupo é trabalhar com composições dos próprios músicos“Não é uma atitude exclusivista. É que gostamos de tocar nossas músicas. Não tocamos material alienígena”, brinca Pascoal Meirelles,um dos compositores do grupo.
Para comemorar os 25 anos de carreira gravam em DVD :-CAMA DE GATO-25 ANOS- que esta em fase de pre-lançamento.No Brasil, a mais recente aparição foi na última edição do Amazonas Jazz.Há tres anos  não se apresentam no Rio de Janeiro,
 No exterior apresentaram-se no famoso Town Hall em Nova York. Também fez três apresentações memoráveis no Free Jazz, no festival de jazz de Aruba, no Caribe, no Malta Jazz Festival, na ilha de Malta e no Jazz at Juan, em Juan Les Pins, na França,uma grande turnê pela América Latina, obtendo sucesso de público e de crítica. Em Quito, no Equador, lotou o Teatro Nacional, o principal da cidade, com capacidade para 2.500 pessoas.

Nenhum comentário: