7.10.11

Luiza Dionizio canta nesta sexta no Carioca da Gema: o samba em feitio de devoção



 "Não desfazendo das demais escolas/com seus poetas espelhando amor/tudo que me baila na memória/tem o verde-e-branco em sua cor/...não cito nomes pra não cometer engano/estou falando do Império Serrano."
 
                  Seguindo a palavra de ordem já dada pela sambista Geovana no ótimo "Pisa Nesse Chão com Força" -, que essa tijucana criada na Rocinha e filha de senegaleses fez e gravou com sucesso no início dos anos 70, com regravação de Jair Rodrigues -, outra negra de indubitável valor dá passos firmes e decididos no terreirão multipiso que o samba ocupa na MPB. Revelada para público amplo no Carioca da Gema, como atração fixa da casa, Luíza Dionízio (foto acima), nascida e criada na Vila da Penha, confirmou a pujança e consistência do seu caminhar ao lançar, no início do ano passado, o disco "Devoção" (foto de capa abaixo), que até "demorô" a chegar entre os dos jovens artistas, como ela, de muito bom nível florescidos numa Lapa culturalmente reenluarada. Valeu a pena esperar, pois é produção da melhor qualidade, com destaque para os arranjos de Paulão Sete Cordas. Aficionada do Império Serrano, escola da chamada raiz no Rio de Janeiro, Luiza, coerentemente, levou para o CD de estreia esse apelo mais castiço do samba que, na sua voz rica de expressão e vigor, tão bem defende, robustecido ainda pelas diversas rodas do gênero espalhadas pela cidade e que na cantora moldaram uma personalidade artística.
           Uma bela ode do campista Delcio Carvalho à escola da Serrinha - "Jardim das Oliveiras", dos versos supralembrados - transmite a referida tônica das faixas desse magnífico trabalho de Luiza Dionizio, que, nesta sexta, 7 de outubro, a partir das 23h30, anima mais uma noite concorrida do Carioca da Gema (Av. Mem de Sá, 79 - tel.: 2221-0043). Antes de Luiza, em show preliminar, às 21h30, outra cantora-revelação do samba na Lapa, a gaúcha Nina Wirti, acompanhada pelo conjunto Seis por Meia Dúzia.
          Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.

          Um abraço,

          Gerdal

Pós-escrito: nos "links" seguintes, na interpretação marcante de Luiza Dionizio: 1) "Pensando bem ", de João de Aquino e Martinho da Vila; 2) "Estação Derradeira", de Chico Buarque; 3) "Oxum Ololá", de Raimundo Santa Rosa; 4) "Conceição da Praia", de Luiz Carlos Máximo.

 
         http://www.youtube.com/watch?v=0CBERSuPd4U
("Pensando Bem")

         http://www.youtube.com/watch?v=97DcTXKwTeg
("Estação Derradeira")

         http://www.youtube.com/watch?v=G7N2GBw99lE&feature=relmfu
("Oxum Ololá")

        http://www.youtube.com/watch?v=EHGr8oTsQP4&feature=relmfu ("Conceição da Praia")        

Nenhum comentário: