29.10.14

Do fundo da Estante: Livro com caricatura de Grande Othelo

Do fundo da estante: cometi algumas ilustrações de capas de CD e livros. Esta tem uma história bonita e triste. Uma turma resolveu fazer uma homenagem ao nosso magnífico ator Grande Othelo, publicando um livro com seus poemas, pois ele andava triste. Sim, o ator também era poeta, com grande produção. Eu entrei com a caricatura que seria utilizada na capa do livro. Este foi publicado pela Topbooks, com prefácios de Antônio Olinto e Jorge Amado. Fui ao lançamento com minha filha Julia, que era criança e o conhecia dos programas humorísticos da TV . Chegamos a tirar uma foto com ele na ocasião - registro que foi feito por uma ex-fotógrafa do JB, que hoje não me recordo o nome. Ela prometeu me entregar um desses instantâneos, mas nunca o fez. Mas a foto ficou na nossa memória afetiva. Pouco tempo depois, Othelo foi contemplado por um prêmio no Festival de Cinema de Brasília e ganhou como bônus uma viagem para Paris. Nessa travessia do Atlântico, ele fez sua passagem para o andar de cima - virou a estrela mais brilhante de uma galaxia de super astros. Esta caricatura foi feita com lápis de cor e pastel seco, aplicado sobre papel texturado.

Nenhum comentário: