19.10.07

Mapa do esconderijo de Salinger


Este mapa faz parte da resenha que vocês podem acessar nos arquivos deste blogue.( É na verdade uma continuação dessa resenha) A matéria foi publicada no Caderno Idéias do JB de 1990- Resolvi recuperá-la botando na Web pois de outra maneira seria inexoravelmente devorada pelas traças da história. O mapa foi redesenhado tendo por base o original de Henrique Ruffato.
Em 1953 quando resolveu se esconder, Salinger escolheu Cornish no estado de New Hampshire, à margem do rio Connecticut, perto do estado de Vermont. Nesse lugar ergeu sua fortaleza, diz a lenda que a construiu pensando no castelo de Muzot onde seu poeta preferido, Rainer Maria Rilke "recebeu" no sentido mediúnico, as Elegias de Duíno.
(Na continuação veremos os afetos e os desafetos de J.D. Salinger)

2 comentários:

Anônimo disse...

Pôxa, o homem se meteu num mato geladíssimo!
Mais à oeste e teria ido para Québec; o temperamento dele combina com canadenses...

Esse Rilke é aquele que foi secretário-capacho do escultor Rodin? Coitado...
E adoraaaaava escrever cartinhas.

De volta ao J.D.: ele se escondeu em 1953? Hmmm... Se fosse morto eu diria que ele reencarnou... :))

Estou curiosa em conhecer os desafetos; são sp mais interessantes q a galera dos "falô, amizade". [conceito deleuzeano]

Obrigada pelo mapa, um dia chegarei lá, quem sabe.

notinha: vá preparando o Deleuze pra quando terminar o J.D.

LIBERATI disse...

Você precisa localizar esse programa da GNT que fala dele - o velho J.D. Salinger acho, eu tinha gravado em VHS quando passou na TV de uns amigos que tinham assinatura da NET, ganhei também da divulgadora do canal o mesmo vídeo em inglês, e sabe como são essas coisas de desorganização, acabei perdendo dentro de casa. Juro que não sei onde foi parar.Preciso dar uma geral nesse apartamento antes que terminem minhas férias compulsórias.
Deleuze será uma tarefa muito longa e cansativa. Antes falarei de um livro sobre Edgar Hoover que a Record lançou , já adianto é romance, mas um docu-romance e no caso de Edgar essa categoria é válida e inserida no contexto, com diriam os velhos guerreiros do falecido Pasquim.
bjs