19.8.08

Qualidade Brasileira e Festa 68


Aproveito este pequeno espaço no oceano da WEB para divulgar duas coisas: primeiro o site Qualidade Brasileira onde minha querida amiga Diana Aragão escreve sobre música, cinema e artes afins. O endereço é www.qualidadebrasileira.com.br
A segunda coisa é o evento Festa 68 que é notícia do referido site. A Festa reviverá os 40 anos de 1968. Lá vai o texto da festa...

O emblemático ano de 1968 continua gerando frutos e festas ao longo do ano. Depois de vários livros, suplementos especiais, documentários e muito mais é chegada a hora da comemoração Festa 68, mistura de shows/festas que acontecerá no próximo dia 23 no Centro Cultural da Ação da Cidadania contando com o apoio de várias entidades civis como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ABI (Associação Brasileira de Imprensa).
Para animar a festa, foram contratadas a Orquestra Republicana, a Rio Babilônia além da roda-de-samba que relembrará as noitadas de samba do Teatro Opinião formada por Nelson Sargento, Luiz Carlos da Vila, Serginho Meriti, Toninho Geraes e Zé Luis do Império.
Os três andares do prédio foram divididos em vários ambientes com direito a dança, mostra de fotografias de época além de vídeos do período como o do grupo Secos e Molhados cantando “Sangue latino” e “Vira”. Ou Chico Buarque e Milton Nascimento em “Cálice” vetada pela censura da época. Além de João Gilberto e Tom Jobim interpretando “Desafinado” e Geraldo Vandré em “Aroeira” ao lado de Hermeto Paschoal, Heraldo do Monte, Zé Ramalho e Quarteto Novo.
O ano de 1968 também será internacional pois um vídeo exibirá várias capitais do mundo dentro do referido contexto principalmente Paris e seu “maio de 68”. Ano que tornou-se mais que uma data, transformado em símbolo de liberdade, uma virada da História e um desejo de transformação. Os movimentos políticos, sociais e culturais que ocorreram há 40 anos serão celebrados na FESTA 68 na reafirmação da utopia e de uma atitude participativa em todos os setores da vida. Festa 68 contará com a presença de artistas, intelectuais e personalidades que viveram aquele intenso período.
Tão forte quanto as reivindicações políticas, foram as modificações nas idéias e no comportamento que ocorreram naquele ano. Bastando citar a contracultura, o movimento hippie, a revolução sexual e os movimentos civis.
O Centro Cultural da Ação da Cidadania foi escolhido para abrigar a festa por sua história, beleza e amplitude. Com 14 mil metros quadrados, 168 metros de comprimento e 38 de largura, o antigo galpão foi o primeiro Cais do Porto do Rio de Janeiro.
FESTA 68
Dia 23 de agosto, a partir das 20h.
Ingressos a R$ 35,00 (cadeira/mesa) e R$ 25,00 (pista)
Local: Centro Cultural da Ação da Cidadania
Av. Barão de Tefé 75, Gamboa, tel. (21) 2233-7460 / 2253-8177.
APOIOS: UFRJ/OAB/ABI/UERJ
CÂMARA COMUNITÁRIA DOS BAIRROS DO CENTRO DO RIO
SATED RJ
AÇÃO DA CIDADANIA
www.festa68.com.br

Nenhum comentário: