18.11.08

Arte gráfica, humor e poesia em Vitória


Da esquerda para a direita: Guilherme Mansur, Chico Caruso, Bruno Liberati e Rubem Grilo
O Ministério da Saúde adverte: Esta matéria contém adjetivos
Num momento feliz,(raro e irrepetível) em Vitória, Sandra Medeiros (jornalista, professora e criadora da Célula Tipográfica) conseguiu reunir em três távolas rotondas do Seminário Ilustração e Design Editorial gente de várias artes. Durante a semana, na primeira mesa juntou Attílio Colnago, Ilvan, Joyce Brandão e Gilbert Chaudanne.
No segundo dia foi a vez de baixar na mesa o lendário Luis Trimano, o incrível artista argentino que revolucionou o desenho gráfico e a caricatura brasileira. Ao lado dele, baixou também o fabuloso desenhista, caricaturista e ilustrador Lula Palomanes , mais o talento de Walter Vasconcelos , a maestria do ilustrador e caricaturista Cavalcante e do multi-artista Tide Hellmeister que publicou no Brasil o primeiro livro sobre a questão da técnica tipográfica no Brasil e faz colagens fantásticas (quem não se lembra dele, ilustrando as páginas em que Paulo Francis desancava o mundo na Folha de São Paulo?)
Na última reunião do Seminário, no dia ensolarado de 15 de novembro, a mesa foi para ao campus da UFES. Lá o poeta e artista tipo- gráfico Gilherme Mansur, maravilhou a platéia com seus inventos gráficos fabulosos. Chico Caruso - que é simplesmente um dos maiores chargistas do país com tendências imperialistas pois além de nos brindar com charges todos os dias, invadiu também a TV com suas charges animadas nas quais usa seu talento de criador de textos de humor e imitador de vozes de personalidades do mundo político.E para nos enriquecer veio Rubem Grilo- sem dúvida alguma um dos maiores nomes da gravura internacional (que também anda pintando o sete em telas gigantescas que ele não mostra pra ninguém ). Eu, modestamente, peguei uma vaga nesta mesa como um dos maiores desenhistas do condomínio onde moro.
Não deu para registrar tudo o que aconteceu neste último dia. Lembro das invenções poético-tiporáficas de Mansur, do humor ferino de Chico e algumas observações sérias dele e das reflexões profundas de Grilo, que como bom mineiro, quando garra numa conversa "num para mais, sô!".Yo hablé da minha experiência de começar pelos alternativos e falei também dos 30 anos de trabalho em redação de jornal - o grande JB, onde aprendi tudo que sei, e fiz desde vinheta e capitular até capas de cardernos e revistas. Mostrei meus desenhos (ilustrações, caricaturas, charges e cartuns) e tentei me situar no meio desses dois últimos- meus heróis da arte de imprensa, que acompanhei desde quando surgiram,(vi coisas do Chico nas páginas da Folha da Tarde, acho que era o papagaio "Alan Bico", pois eu trabalhava nesta época no Depto. de Promoções do jornal (e vi a fundação da FT) enquanto me preparava para ser um "químico alérgico" de grande insucesso, que naturalmente deixei de ser - depois de insistir muito é claro, entre retortas e tubos de ensaio). Mas eu prestei atenção neles, foi nas páginas do jornal Opinião, que lia nos intervalos das aulas da Escola de Sociologia e Política (curso que entrei depois que desisti da química) nos anos 70. Acompanho os dois até hoje( Chico no O Globo e TV Globo e Grilo nas exposições e na Folha de São Paulo) e tive o prazer de estar em algumas aventuras gráficas com eles. Todos lembramos do maravilhoso artista Elifas Andreato, sua sensibilidade que foi importantíssima na função de Editor de Arte dos principais jornais alternativos e na sua passagem pela Editora Abril (fazendo aquela fantástica coleção de Música Brasileira. Um parêntesis: Abril volta com isso em CD - vai dar o maior pé!).
Todos rendemos homenagens a Trimano e situamos Loredano como "o cara" que modificou a caricatura brasileira no século XX e nesse começo do XXI. Claro que se falou dos jornais - do fenômeno Pasquim - de Ziraldo por supuesto, maior que Picasso , da importância do já citado Opinião (que só usava desenhos - não publicava fotos) do jornal Movimento, da famosa reportagem do casamento, da censura...enfim de pouco um tudo.(no andar da carruagem vou falando mais coisas do encontro)
Nota da Redação: Disseram que todo blogueiro é um exibicionista.

5 comentários:

TS disse...

Todo mundo aí é bacana mas... devia exibir um pouco do trabalho de cada um (mini-amostras, p/ quem não conhece além dos mais badalados).

Faço uma menção especial a Tide Hellmeister.

Nota da Comentadora:
Quem disse q "todo blogueiro é exibicionista" foi o Prof. Strate Lance (acho q é este o nome dele), da cadeira de "Ecologia da Mídia" (N.York), onde ele enfatiza o repertório visual/informativo q o indivíduo moderno adquire no dia-a-dia desde a tenra infância através d todas mídias-tecno e a orientação dada pela publicidade que manipula o "tal" repertório.

Somos um bando de narcisistas "tentando" se diferenciar do resto comprimido nas latas globais mas só abrimos o verbo (ou as idéias) para os nossos iguais - ou que achamos q sejam iguais para espelhar o nosso "eu" inseguro e não nos sentirmos um "nada" - nada a ver com o sentido Zen.

LIBERATI disse...

Querida Tinê,o material foi exibido num telão, tem gente que levou CDs com seus trabalhos, outros pequenos livros, e isso ficou para quem foi ao Seminário. Você tem razão, o ideal era ter uma "mostra" de cada um. Fica como sugestão para os próximos encontros.
Obrigadão pela informação sobre o narciso blogueiro. Viva a diferença! Abaixo a desigualdade!
bjs

ze disse...

Olha lá ('A lá')! É tu na photo! os desenhistas ocupam lugar importante na informação. tz o lugar da revolução, da crítica geral. pelo desenho e charge, a informação sai de seu lugar comportado de letras e números e informa mais . colocar na primeira pg e no editorial o desenho já acontece. seguindo a TS.

LIBERATI disse...

Fiquei bem na foto, caro Ze?
Concordo contigo, o desenho quer dizer mais, sempre quer dizer mais. Pena que o computador e o gráfico estejam tomando espaço, copiando jornalismo "objetivo" americano. Ainda bem que ainda existem jornais por estas bandas que ainda possuem sensibilidade para publicar desenho, e do bom.
grande abraço

ze disse...

parece um time de Anciãos Sábios. 30 anos de jornal!! cabelos brancos. parabéns. time de primeira. ficou bem sim. felicidades.