11.1.11

Bobby Darin - Uma vida sem limites




Bobby Darin, esse era o cara durante os anos 50! Teve uma vida difícil, um problema grave no coração, detectado logo quando era criança e todas as dificuldades de uma origem humilde. Por isso teve que gramar muito. Estimaram que ele viveria pouco, viveu quase 20 anos a mais do que o médico de sua infância tinha estimado.
Foi um ótimo compositor e cantor, (este vídeo que escolhi não faz juz à sua voz e interpretação) mas é um de seus sucessos - Dream lover, assim como Splish Splash ( que o rei Roberto Carlos gravou na sua juventude e "estourou no norte"- como diria o Chacrinha). Aposto que você vai reconhecer de cara Dream Lover, ela sempre é revisitada ou incluída em algum filme que fale dos anos da juventude transviada. Bobby apesar de suas limitações de saúde e também estéticas,(era calvo e sempre ostentava uma peruca, que naqueles tempos dava uma bandeira tremenda) era um matador. Conquistou a famosa atriz Sandra Dee, que era um sonho de primavera naqueles anos dourados. E olhe que mãe dela jogou na retranca, e mãe naquele tempo era uma zaga de respeito! Mas ele casou com ela e teve um filho. Mais tarde se separou, mas continuaram amigos e ele com aquela bomba relógio no coração...bota lágrima nisso!
Só uma lembrança para ver como o cara era bom Beyond the Sea que toca no filme "Procurando Nemo" é dele.( e não por acaso o título americano do filme que narra sua vida) O cara desfilava com muita competência entre Elvis e Sinatra - conquistou seu espaço com muito talento. Vejam no Youtube outras interpetações dele, para conferir que o cara além de bom compositor e cantor, também era multi instrumentista - se dava bem com a guitarra e o piano.
Por que escrevi isso e postei este vídeo dele?
É que acabei de assistir na TV, o tal filme que conta a história dele chamado (em português) "Uma vida sem limites". O filme é dirigido e bem interpretado por Kevin Spacey (que faz o papel de Bobby). É um filme triste, principalmente quando Bobby percebe que seu tempo "passara", no meio dos acontecimentos da época mais turbulenta da história americana, quando ocorrem as mortes dos irmãos John e Bob Kennedy e se agrava a guerra do Vietnam. Ele até tenta fazer uma canção pacifista - contra a guerra, mas seu público cativo, inicialmente não entende, e pede para ele cantar seus velhos sucessos. Típico fenômeno de desencaixe no tempo.
Rolam também problemas familiares - de indentidade, ele, só quase no fim da vida foi saber que aquela que pensava ser sua irmã, na verdade era sua mãe, que quando botou ele no mundo, era uma adolescente e não sabia quem era o pai . Para não ser criado como um bastardo- que naquela época era um problemão, foi entregue aos cuidados da avó que cuidou dele assumindo o papel de mãe.

Nenhum comentário: