16.7.11

Pedro Paulo, seu lendário trompete e sexteto são destaque do samba-jazz, neste sábado, em festival no Café Pequeno



Prezados amigos,

            Com maíúscula satisfação, transmito a vocês este recado do show deste sábado, 16 de julho, às 19 horas, com o trompetista Pedro Paulo e seu sexteto, que dão continuidade ao II Festival de Jazz do Teatro Municipal Café Pequeno ("flyer" acima). Na primeira metade dos anos 60, eu era uma criança, morando com a família no quarto andar de um edifício do Bairro de Fátima, no Centro, onde nasci, e, passando pela área de serviço do apartamento que ocupávamos, ouvi muitas vezes aquele sopro bonito que vinha do alto - um alto imediato, o quinto andar -, exercitado por um rapaz, estudante de Medicina, filho da dona Ercília, funcionária de escola pública. Era o Pedro Paulo, que, à noite, saía para tocar e já era um músico de bossa-jazz conceituado, integrante do referencial Copa 5. Não mais o vi e soube, muitos anos depois, que, médico formado, fora para Vassouras, no interior fluminense, onde nasceria, em 1974, o seu filho, Pedro Paulo Jr,, também trompetista, atuante na primeira formação da Itiberê Orquestra Família, conduzida pelo contrabaixista Itiberê Swarg. Como integrante da orquestra de um talentoso petropolitano, o trombonista Vittor Santos, pode-se ver o Pedro Paulo, ao seu instrumento, num solo, ele que na infância deslumbrava-se com a presença do corneteiro em bandas populares. A música tocada é "Deixe a Menina", de Chico Buarque.
           Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.

           Um abraço,

           Gerdal
         
                       http://www.youtube.com/watch?v=c21LULOXcKA ("Deixe a Menina")

A tempo: segue também informação sobre o show de amanhã, pela mostra jazzística, com o Quinteto Nuclear.

SÁBADO | 16 DE JULHO | 19:00        
PEDRO PAULO SEXTETO
O trompetista, um dos expoentes do samba-jazz ao lado do saxofonista J.T. Meirelles e do baterista Edson Machado, retorna aos palcos com um grupo composto por músicos impecáveis da nova geração da música instrumental. Com o mesmo talento e brilhantismo dos tempos do Beco das Garrafas na década de 60, o Pedro Paulo Sexteto interpreta clássicos e temas autorais com arranjos modernos. Entre eles “Deixa” (Baden Powell e Vinícius de Moraes), “Rapaz de bem” (Johnny Alf), “Bim Bom” (João Gilberto) e “Canção do Amanhecer” (Edu Lobo). Além de Pedro Paulo ao trompete e flugelhorn, o grupo é formado por Cassius Theperson – bateria, Vitor Gonçalves – piano, Marcelo Martins - sax tenor e flauta e Pedro Paulo Junior – Mellophone, flugelhorn, trompete e responsável por composições e vários arranjos.
 
DOMINGO | 17 DE JULHO | 18:00 – PALCO NOVA GERAÇÃO:
QUINTETO NUCLEAR
Depois de uma temporada no Jardim Botânico, no Espaço JB, participação no festival Back2Black, como uma das atrações revelação no palco Trilhos, shows no Zozô, show na Baden Powell dentro da 2º edição do Festival de Jazz do Rio, temporada no 00 durante o verão, abertura do show da Natalie Cole e Jonh Pizzarelli, no Vivo Rio, o Quinteto Nuclear vem se consolidando cada vez mais como uma das apostas do Jazz contemporânea. Formado por Dan Sebastian (trompete), Marcelo Santos (saxofone), e Thiago Amorim (piano), Miguel Couto (bateria) e Pablo Arruda (contrabaixo), o quinteto expressa a  vontade de tocar o jazz que se modernizou e está em constante evolução. No repertório, influências do Jazz moderno, hard-bop, Funks, Samba Jazz de nomes como John Coltrane, Clifford Brown, Steve Coleman, Hermeto Paschoal, Lee Morgan, Moacyr Santos e composições autorais.
Teatro Café Pequeno: Av. Ataulfo de Paiva 269, Leblon - 2294-4480. Sex e Sáb, às 19h e Dom às 18h. R$ 30. Não recomendado para menores de 18 anos.

Nenhum comentário: