2.10.11

"Na Rotina dos Bares" neste domingo no Sesc Ginástico: fim de temporada de musical sobre o Rio antigo e a sua face boêmia



Para aqueles, como eu, que ainda não assistiram ao musical "Na Rotina dos Bares", já em final de temporada no Teatro Sesc Ginástico, no Centro, hoje, 2 de outubro, às 19h, é a última chance. Em 1976, por causa de obra do metrô, o desconsolo de um frequentador do velho Lamas, vivido pelo tarimbado Antônio Pedro, com o fechamento do bar, no Largo do Machado - depois reaberto na Rua Marquês de Abrantes, no Flamengo -, motiva, ao longo da peça, uma viagem afetivo-retrospectiva até 1930, em que parte da história da antiga capital da República é reconstituída pela nossa música popular, que suscita ou ilustra a evocação de outros bares e boêmios destacados. Acima, repasso o "flyer" dessa atração, que, faz algum tempo, recebi da amiga Yvy Zelaya, que escreve um livro de grande valor quanto à memória do samba carioca.
 Retificação     
Preciso fazer uma retificação de título e autoria de choro constante de "link" musical que inseri, na dica de ontem, sobre show de Ademilde Fonseca e Sonia Delfino com condução a cargo de Ricardo Cravo Albin no Sesc Tijuca. Com base em página na internet, que me pareceu confiável, dedicada ao ótimo compositor e maestro Hervé Cordovil, informei equivocadamente tratar-se dele a autoria de "Insconstitucionalissimamente", polissílabo pelo qual é informalmente conhecido "História Difícil". A própria rainha do chorinho, com quem conversei após a apresentação, fez-me esse esclarecimento do título real da composição e de quem a criou de fato, Pereira Costa (no selo do disco também aparecendo o nome de Vítor Santos, homônimo de um excepcional trombonista e arranjador da atualidade). Ao Hervé (autor, por exemplo, de "Uma Loura", mais atraente ainda na voz de Dick Farney), que há muito admiro, pretendo dedicar, em breve, uma das singelas homenagens que presto, com minhas linhas de memória. Um compositor hoje muito pouco citado.
      ***

Pós-escrito: nos "links" seguintes, 1) um vídeo-release de "Na Rotina dos Bares", embalado pelas vozes de Chico Anísio e Mussum, que cantam "Rio Antigo", um sucesso da cantora Alcione que tem letra do próprio Chico e melodia de um conterrâneo dela, Nonato Buzar; 2) "Memórias do Café Nice", de Artúlio Reis e Monalisa, com Nelson Gonçalves, uma das músicas ouvidas na peça suprarreferida, com direção musical de Fábio Nin, do conjunto Tira-Poeira. Tem mesmo título de livro lançado em 1969 pelo jornalista, comediógrafo e compositor pernambucano Nestor de Holanda, também autor de saborosas páginas de humor, como em "A Ignorância ao Alcance de Todos"; 3) "Na Rotina dos Bares" é título extraído de letra de Vinicius de Moraes para "Onde Anda Você?", com melodia do oftalmologista baiano Hermano Silva. Canta a paraense Arlete Sylvia, também escritora, há muito radicada em Brasília; 4) repito o também suprarreferido choro gravado por Ademilde Fonseca, "História Difícil", e o dedico à jovem e promissora cantora Thaís Villela, que há pouco dele fez uma cativante interpretação em show no Rio Scenarium, ainda desconhecendo, como eu desconhecia, o criador dessa preciosidade do "nonsense" na MPB.
     

       http://www.youtube.com/watch?v=GqNXPqQD1BY
(imagens relativas ao musical "Na Rotina dos Bares")  

       http://www.youtube.com/watch?v=LST1_U4ty3w ("Memórias do Café Nice")

       http://www.youtube.com/watch?v=3lqMh_33Xz8
("Onde Anda Você?") 

      http://www.youtube.com/watch?v=f4kLfWnLdlI
("História Difícil")

Nenhum comentário: