30.6.15

Hoje: Lançamento do livro de projetos "Vilanova Artigas" com palestra de Paulo Mendes da Rocha.



Lançamento do livro "Vilanova Artigas" - hoje, dia 1 de julho - quarta-feira, a partir das 20 horas. No Instituto Cultural Itaú - Avenida Paulista, nº 149 - / próximo à Estação "Brigadeiro" do Metrô.


Com autoria de Rosa Artigas e coautoria de Marco Artigas, o livro Vilanova Artigas oferece pistas para a trajetória do arquiteto que lhe dá nome, por meio da publicação de 43 projetos, realizados por ele, incluindo os não executados feitos para o concurso do Plano Piloto de Brasília e a proposta de reurbanização do Vale de Anhangabaú. A partir de fotografias atuais e antigas, além de desenhos originais feitos pela mão do próprio arquiteto, a obra remonta o percurso de João Batista Vilanova Artigas.


Nascido em Curitiba e radicado em São Paulo, ele deixou a sua marca em grandes obras que guardam a memória de sua passagem pela capital paulista. Entre elas, o Edifício Louveira, no bairro de Higienópolis; e o Estádio do São Paulo Futebol Clube no bairro do Morumbi (1952). Ainda se destaca o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). No livro, somente os dois planos urbanísticos, o concurso do Plano Piloto de Brasília e a proposta de reurbanização do Vale de Anhangabaú, não foram executados e integram a seleção apresentada.


As obras foram organizadas por tipo de programa – casas, apartamentos, escolas, edifícios comerciais e institucionais, conjuntos habitacionais, planos e equipamentos urbanos – dispostas em ordem cronológica dentro de cada tema. A forma como os projetos estão apresentados possibilita revelar com mais clareza os pontos de inflexão, as continuidades e as retomadas de caminhos a partir da análise de objetos construídos em condições semelhantes quanto a dimensões, ao uso, aos meios técnicos e à relação com o entorno construído, considerados na obra de um único arquiteto.


NO LANÇAMENTO O LIVRO TERÁ PREÇO PROMOCIONAL DE de R$ 100,00.

Todos lá!
Clique na imagem para ampliar e VER melhor

Nenhum comentário: