31.7.08

Meus amigos são um barato


Ontem tive o prazer imenso de encontrar dois amigos do coração e hoje tive uma iluminação,embora não seja poste. Podem chamar epifania também ( que é aquilo que acontece na alma da gente quando a gente junta emoções e acontecimentos e enxerga alguma coisa além do cotidiano - algo no limite da realidade e do sonho talvez - uma nova visão da vida, quem sabe). Tudo começou quando meu amigão e companheiro de estrada Chico Caruso me ligou e disse que estavam lá na casa dele o mestre da caricatura Lan e o genial cartunista deste mundão que é o Nani. Disse mais, que se lembraram de mim e que eu deveria me apresentar. Diante de tal convocação e da saudade que tenho deles, me mandei rapidamente para lá. Chegando no fabuloso ateliê que serve de casa para o talento do Chico não encontrei Nani que, sempre atarefado foi para algum lugar criar textos, cartuns, histórias em quadrinhos, roteiros... Lan estava descansando da viagem e logo veio se juntar ao papo que eu levava com Chico diante de um saboroso prato de arroz com feijão caprichado e uma penosa devidamente temperada com uma salada de alface e tomate. (Diga-se de passagem que todos já haviam almoçado e só faltava eu que cheguei , para variar atrasado)
Falamos muito de pintura e pintores, função do riso, da caricatura, recordamos histórias antigas , Lan contou "causos" magníficos que aconteceram numa Buenos Aires de Jorge Luis Borges. De como ele veio parar aqui depois de viver num ambiente de jogadores fantásticos, tangos antológicos, revistas que não estão mais no mapa. E mais falamos de pinceladas, e sobre a importância da linha na vida do desenhista. Fomos avançando na tarde, até que no meio do papo surge o telefonema de Sabat diretamente da Argentina e então , meus amigos, aí ganhei o dia completamente. Meus heróis alí e eu curtindo com eles aquele momento lindo (como diria o rei Roberto Carlos) Mas, inevitavelmente surgiu o momento triste da despedida. Lan iria pra a Bandeirantes dar um depoimento (entrevista) e Chico precisava descansar de tanta emoção para mais tarde atacar a charge. Peguei uma carona com o Lan até Botafogo e depois de uma passada no sebo da Graça e do Chico Neiva (o Luzes da Cidade) para tomar um café descafeinado na doce companhia deles voltei para casa. Botei na vitrola "O Canto Livre de Nara" e fiquei lembrando de Lan, do desenho lindo que ele fez dela para um LP. Para completar minha alegria, hoje de manhã meu filho me enviou uma fotos que ele fez no Tahiti onde ficou trabalhando por um mês e logo depois me ligou da França. Falamos de tudo e entre nossos temas - conversamos sobre a Bossa-Nova. Ele está tomando contato com a música brasileira anterior à onda da Bossa e também com toda a produção bossanovista. Ele me falou com muito entusiasmo sobre um LP da Nara chamado " Os Meus amigos são um barato".Fui lá ver e ouvir e li um texto dela na contracapa onde falava de Gilberto Gil (nosso recentíssimo ex-ministro da Cultura). Ela dizia: "Só mesmo Gil seria capaz de me fazer dizer "Yeahh". Grande sacada dela, o Gil tem esse poder que é algo acima do poder do ministério e que ele sempre vai exercer. Fazer Nara cantar "Yeahh" é uma coisa quase mágica, inusitada. "Yeahh" não faz parte do vocabulário da MPB, é quase uma heresia. Foi nesse espírito que quase chega ao Nirvana que procurei a caricatura do Lan que ilustra esta "sacada". Ao mesmo tempo saquei que está na hora de fazer um documentário sobre esta figura genial que ele é. Juntar seu depoimento com a música, com o tango, com a milonga, o futebol, o Rio, com as mulatas, caricaturas que fez às pencas, misturar com flashes de Samuel Wainer, da UH, suas charges antológicas que espalhou pelos jornais do país e vai por aí, seus papos com seu amigo Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto)... Recordei que durante o papo da tarde, Chico e eu rememoramos o espanto que nos acometeu ao vermos a Mostra retrospectiva da obra de Lan no Museu Nacional de Belas Artes e que nos deixou maravilhados com trabalhos dele que não conhecíamos. Lan é um universo. Bem, já que estamos reivindicando, acho que está na hora de lembrar de Nara, nestas comemorações dos 50 anos de Bossa Nova. Ela é, como seus amigos, um grande barato! Está na hora deles acordarem. Oh Yeahh!

4 comentários:

ze disse...

estou aqui curtindo a Folha de Sampa - os quadrinhos são ótimos e nacionais! O Angeli deve ser desta tropa aí. Eu diria ao Adam de Itu que o refrão é 'O Oriente e o ocidente juntos deste sempre'. As mulatas do Nani são uma beleza ! Felicidades para todos.

LIBERATI disse...

Caro Zé, Angeli é sensacional, grande chargista e cartunista, além disso tem um texto impecável. Adão Iturrusgarai é um dos humoristas de tira mais engraçados que já conheci, tá morando na Patagônia. Adão antecipou Brokeback Mountain com os seus caubóis gays Rock e Hudson . Aline também é fantástica.
Agora, desculpe te corrigir, mas já corrigindo, as mulatas a que você se refere são patrimônio do Lan.
Grande abraço

ze disse...

perdão, desculpa o erro : mulatas do Lan (as mulatas fazem qq um perder a cabeça). O Gil na Refazenda em um final de frase (que na Folha apareceu ele citando como final do governo Lula), 'amanhecerá tomate e anoitecerá mamão', faz do -ão um om : literalmente. o -ão ecoa e ressoa como partícula (de três partes ou quatro se contarmos o ponto final que é importante) original. cantando mamão, om ... no caso do seu songbook (se me permite) ressoa em ré maior. om...

LIBERATI disse...

O som do Gil é sensacional. OM... No cerco de Chicago de 1968, Norman Mailler disse que Allen Gingsberg queria levantar um parque somente pronunciando o Om....sem parar. Tem gente que jura que o parque levantou uns milímetros.
Um abraço