20.1.11

Carlos Malta convida Rosa Reis, que leva o Maranhão ao Bola Preta, nesta quinta, em show "pifado" do soprista carioca




Prezados amigos,
 
        O Centro Cultural Cordão da Bola Preta ("flyer" acima) dá seguimento, neste feriado de São Sebastião, à série Quintas Pifadas, levada pelo sopro funcional e marcante do carioca Carlos Malta. Ao lado do contrabaixista Itiberê Swarg, do baterista Márcio Bahia e do pianista Jovino Santos Neto, ele é "cobra criada" do "butantan" de talentos instrumentais que, por longos anos, acompanhou Hermeto Pascoal em discos e shows, vivenciando todo o rico universo inventivo do bruxo alagoano dos sons. Esculpindo o vento em carreira solo, Carlos Malta ostenta um leque variado e aprumado de CDs já lançados, entre os quais pontifica o "Pimenta", todo consagrado à memória da gaúcha Elis Regina, com arranjos que, reconstituindo atmosferas do repertório da cantora (como em "Nada Será Como Antes",  de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, e "Ladeira da Preguiça", de Gilberto Gil, do qual Malta foi "sideman" por longa temporada), "espanam a obviedade", segundo a observação do crítico Tárik de Souza.
        Carlos Malta e o Pife Muderno recebem, nesta quinta, como convidada especialíssima, a maranhense Rosa Reis (foto acima), que adentra o QG do carnaval carioca com o fascinante e empolgante rufar polirrítmico do Maranhão, tão bem representado em seu trabalho. Certamente, estará disponível a interessados o mais recente e ótimo CD dessa cantora de forte presença no palco. Trata-se de um disco com faixas alimentadas pela criação de grandes compositores desse estado do Nordeste, como Sérgio Habibe (autor de "Ponteira") e Ubiratan Sousa, autor de "Tempo Certo" (em parceria com Sousa Neto).         
        Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.
 
        Um abraço,
 
        Gerdal
  
Pós-escrito: 1) Carlos Malta e o Pife Muderno executam "Ponteio", de Edu Lobo e José Carlos Capinam; 2) Rosa Reis, com o seu conjunto, em ritmo de maracatu; 3) novamente Rosa Reis, cantando "A Ema Gemeu", de João do Vale, Alventino Cavalcante e Ayres Viana..     .  
  
 
         http://www.youtube.com/watch?v=Fl-Ymwc8fhk&feature=related ("Ponteio", com Carlos Malta e o Pife Muderno) )
 
         http://www.youtube.com/watch?v=dtnnOPqftnA&feature=related (maracatu com Rosa Reis)
 
         http://www.youtube.com/watch?v=vh6v1xBO2SE&feature=related ("A Ema Gemeu", com Rosa Reis)

Nenhum comentário: