25.11.07

Mestre Gilberto Freyre no Museu da Língua


Imperdível essa exposição que se abre nesta segunda-feira, dia 26 de novembro , às 19 horas no Museu da Língua Portuguesa: "GILBERTO FREYRE -Intérprete do Brasil"
(O evento vai até o dia 4 de maio - portanto não tem desculpa para não ver)
A visitação acontece a partir do dia 27- Durante a semana, vai de terça a domingo, das 10 às 17 horas
O Museu da Língua Portuguesa fica na Estação da Luz, s/nº - Ingressos a 4 reais- Sábado é grátis.
Informações no telefone(11)3326-0775
A curadoria é de Julia Peregrino que também botou de pé a Exposição em Homenagem a Clarice Lispector.
Mestre Giba, além de pensar o Brasil, escrevia de forma magnífica- é só passar os olhos por qualquer um de seus livros, para ver como o homem cuidava da escrita. Casa Grande & Senzala quebrou paradigmas do cientificismo, botou no bolso muita antropologia estrangeira e revelou um Brasil que muito intelectual não queria ver. Além disso passou por cima da academia e se mostrou compreensível pelo leigo, e com muito molho, o que foi e é visto como um crime, em certos círculos intelectuais.
Todos lá!
N.R- Testemunho do autor deste blogue: Em meados dos anos 70 , fui com um grande amigo da época de Faculdade visitar Pernambuco e por um feliz acaso conseguimos um encontro com Mestre Giba, que nos recebeu e nos dedicou uma tarde de boa conversa e muitos ensinamentos. Veja só a generosidade deste mestre! Nós éramos dois petulantes estudantes de Sociologia, dois pirralhos que ele recebeu com toda gentileza e falou de igual para igual gastando seu precioso tempo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Um mestre pode ser um monumento de conhecimento sem nunca deixar a simplicidade do homem da terra de lado: eis a sabedoria!

LIBERATI disse...

Querida Tinê, falou e disse!
bjs

Anônimo disse...

Liberati, enquanto sociólogo você foi cumprimentar seu professor: foi uma visita oficial de aluno e professor, altamente formal, eu diria já que saías da Academia. zé