12.12.07

Fragmento do dia

"Um dos fenômenos mais inquietantes da história do espírito humano é o esquivar-se do concreto. Possuímos uma acentuada tendência a nos lançarmos sempre ao longínquo, indo constantemente de encontro a tudo aquilo que, estando imediatamente à nossa frente, deixamos de ver."
(Elias Canetti na abertura do ensaio "Poder e Sobrevivência" na coletânea "A consciência das palavras"- Companhia das Letras - tradução de Márcio Suzuki e Herbert Caro ("O outro processo")
Nota da Redação: Este é um livro de ensaios preciosos de Elias Canetti, além do já citado "Poder e Sobrevivência"(que serve como introdução para sua obra de maior porte contida em "Massa e Poder") se destaca um belo estudo sobre a personalidade de Kafka ("O outro processo. Cartas de Kafka a Felice"),tem também "Hitler, por Speer" e o impresssionante"O diário do dr. Hachiya, de Hiroshima"

2 comentários:

Anônimo disse...

no lado de fora de Atenas antiga havia o jardim da Academia lá perto também do lado de fora havia a torre de um sujeito que queria voar, diz Pausânias nas Descrição da Grécia. zé

LIBERATI disse...

Caro Zé é um antigo sonho humano esse de voar. Com asas próprias,é claro, não como Ícaro, com asas artificiais, nem como Santos Dumont. Isso será possível no entanto no futuro, com a manipulação genética. Ter um belo par de asas dobráveis grudadas no próprio corpo. Outro dia vi um rato de laboratório que tinha colado nas costas uma orelha humana. Surrealismo ou Evolução?