28.1.08

Fragmento do dia - 400 anos de um Padre bom de lábia

"Finjamos pois(o que até fingindo e imaginando faz horror), finjamos que vem a Bahia e o resto do Brasil a mãos dos holandeses: que é o que há de suceder em tal caso? Entrarão por esta cidade com fúria de vencedores e de hereges; não perdoarão a estado, a sexo nem a idade; com os fios dos mesmos alfanjes medirão a todos. Chorarão as mulheres, vendo que se não guarda decoro à sua modéstia; chorarão os velhos, vendo que se não guarda respeito às suas cãs; chorarão os nobres, vendo que não se guarda cortesia à sua qualidade; chorarão os religiosos e veneráveis sacerdotes, vendo que até coroas sagradas os não defendem; chorarão, finalmente, todos, e entre todos mais lastimosamente os inocentes, porque nem a estes perdoará (como em outras ocasiões não perdoou) a desumanidade herética. Sei eu, Senhor, que só "por amor dos inocentes dissestes vós alguma hora que não era bem castigar a Níneve . Mas não sei que tempos nem que desgraça é esta nossa, que até a mesma inocência vos não abranda.
Pois também a vós, Senhor há de alcançar parte do castigo - que é o que mais sente a piedade cristã - também a vós a de chegar."
(Trecho da parte IV do Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda do Padre Vieira - Este Sermão foi pregado na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda da cidade da Bahia, atual Salvador. Com o Santíssimo Sacramento exposto. Sendo este o último de quinze dias, nos quais todas as igrejas da mesma cidade se tinham feito sucessivamente sermões semelhantes, no ano de 1640 - LP&M Pocket)
Nota da Redação: Interessa saber que na época em que se comemoram os 400 anos do Padre Vieira estão sendo lançadas duas biografias desse sujeito bom de lábia.Ele nasceu em 6 de fevereiro de 1608 . Peguei esta informação no Prosa&Verso de O Globo.
Vieira teve uma vida atribulada e contraditória- uma hora estava de um lado do muro, na outra do outro lado. Neste sermão que visava dar uma levantada na moral da galera contra os Holandeses, ele bota Deus na parede e chega a ameaçar o Criador, dizendo que o castigo vai chegar até Ele. Não é mole! O Padre que foi chamado de "imperador da língua portuguesa" por Fernando Pessoa, que atacou tanto os Holandeses, logo em seguida quando se encerra a União Ibérica com a libertação de Portugal em relação ao domínio Espanhol, em 1640, o padre vai para Lisboa onde fica ao lado do rei D.João IV como conselheiro. Já que era bom de lábia, vai ser o diplomata do reino e chega a negociar até com os hereges dos holandeses, que "tanto mal" fizeram aos portugueses nas guerras de antanho (no trecho do sermão eles cometem várias barbaridades :estupros das mulheres, esculacho dos clérigos, velhos e crianças).
Oito anos depois desse sermão cujo trecho está aí em cima, ele oferece o mesmo "Pernambuco" ameaçado pelos batavos aos agressores Holandeses(que nada mais são senão batavos, eles mesmos) em troca de paz na guerra onde Portugal não estava levando a melhor.
Combateu também a escravização dos indígenas e lutou pela sujeição destes aos jesuítas (quando andava pelas matas do Brasil) e mais tarde já velhinho(mais de 80 anos) não vai se aquietar e sim, como Visitador vai mandar ver pra cima do Quilombo de Palmares pregando sua destruição. Chega ao ponto de negar clemência e afastar a possibilidade de negociação, temendo que sem uma mão de ferro , se estimularia a proliferação de novos Quilombos pelo Brasil afora. (antecipando uma teoria guevarista - muchos vietnans en america).
Aprontou tanto que foi parar nas mãos do Santo Ofício, sofreu prisões e interrogatórios, mas se defendeu e por fim voltou numa boa para Pindorama. Enfim foi uma "metamorfose ambulante". No dia 18 de julho de 1697 morreu no Colégio dos Jesuítas da Bahia. Deve dar uma biografia muito bacana.
As informações para esta nota eu apanhei na edição da LP&M. Foi Homero Vizeu Araújo que fez a seleção dos sermões, escreveu a introdução e as notas da edição que tenho em mãos.
Em tempo: - As biografias que sairão aqui " História de Antônio Vieira" de João Lúcio de Azevedo que sai no mais tardar em abril pela Topbooks.
A outra, é "Padre Antônio Vieira" de Clovis Bulcão" vai ser publicada pela José Olympio.
A única coisa que me deixa curiso é saber se uma destas biografias vai revelar aquela coisa que se chama de"estalo de Vieira pois reza a lenda que ele tinha uma certa rigidez perceptiva até uma certa idade, e que num dia aconteceu uma coisa no seu cérebro lento ou seja : o tal "estalo" e ele virou esse monstro da lábia como todo mundo está careca de saber, menos o Zé Dirceu, é claro!

4 comentários:

ze disse...

Valeu a aula de História! O que acontece é que precisaram chamar os Bandeirantes em Sampa para acabarem com o Quilombo dos Palmares: sem isso a monocultura latifundiária açucareira não sobreviviria. Com o Quilombo, o Açúcar não vingaria. A Liberdade vence a Escravidão Liberal. Há que se rasgar gravatas e ternos. Na época o poder do Sermão era maior que ho-je. Mídia mesma. Sagrada. E branca.

Anônimo disse...

Caro Liberati

O estalo do Vieira é um dos momentos fortes da história de Vieira. Eu vou relatar isso em meu livro, mas não compare o Antonio Vieira com a turma do Dirceu.

abraço

LIBERATI disse...

Caro Zé, o bandeirante que foi lá acabar com Palmares teve um encontro com o Bispo da região, só que o bandeirante em questão ( não me lembro o nome pois meu HD está falhando) não falava português, só a língua geral, o tupi-guarani (se não me engano) e levou um tradutor com ele, e advinhe quem era? Um índio que falava português. És muele?
Um abraço

LIBERATI disse...

Caro Clovis Bulcão, primeiramente parabéns pela iniciativa de escrever sobre Vieira. Vou comprar o livro e devorar e com prazer lerei sobre o tal "estalo". Só uma coisa, eu não comparei o Vieira com o Zé Dirceu, apenas fiz uma brincadeira para terminar o texto. No caso eu disse que "menos o Zé Dirceu está careca de saber". Ressalto o fato do implante e sabe como é não tem nada a ver com o fabuloso Padre.
Um abraço e sucesso com o livro!