24.1.08

Fragmento do dia - Dali

"Minha ética excepcional é infalível. Moro onde há mais dinheiro"
(Salvador Dali em "Diálogos com Salvador Dali" de Alain Bosquet -Editora Mundo Musical - tradução de Isaac e Irène Cubric)
"Nota da Redação: Muitas notas, de dólares,se possível. O anagrama que Buñuel e Picasso forjaram para Salvador Dali é "Aviddolars"- tá explicado! O que não impediu de Dali ser uma das maiores expressões do surrealismo, de exercer sua ironia até o limite da crueldade.No me gusta mucho sua pintura e não sei explicar porque, mas esse surrealismo dele parece que tem muito açúcar, não é tão interessante como o de Magritte.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nelson Aguilar, professor de história da arte e crítico, disse uma vez que a pintura do Dali parecia ser resultado da uma indigestão seguida de pesadelo que serviu como tema para um excelente artista acadêmico. Faz sentido.
E a julia em barcelona, está firme?

Bj

LIBERATI disse...

Querida Rosa, bela definição essa, e muito engraçada também.
Juju eu não consigo falar com ela, deve estar muito ocupada e eu sempre fazendo fisioterapia - problema de coluna é fogo!
beijos em todos aí em casa e nas estranjas.

TS disse...

Que maldade... Salvador Dalí foi um excelente desenhista; aquele quadro dos relógios parece ter sido feito após uma dose de Lucy-in-the-sky; já a gravura do Crucificado, naquele ângulo de cima para baixo, é maravilhoso; os caracóis vivos no banco traseiro do velho carro, uma instalação repugnante: aquilo, sim, provocaria vômitos; mas o mais artístico nele, sem dúvida, foi a própria personalidade; ele não quis ter filhos com medo de não ser "gênio como ele": narcisismo exacerbado!

LIBERATI disse...

Querida Tinê, maldade pura, mas eu não gosto da pintura dele, gosto até de alguns desenhos feitos com nanquim, mas não consigo gostar dos relógios derretidos, nem do Cristo naquela perspectiva. Fiz um esforço tremendo para tentar gostar, mas não consegui.
beijos,bom fim de semana