20.1.08

Fragmento do dia - Mário de Andrade e o Rio Tietê


Tietê
Era uma vez um rio...
Porém os Borbas-Gatos dos ultra-nacionais esperiamente!

Havia nas manhãs cheias de Sol do entusiasmo
as monções da ambição...
E as gigantes vitórias!
As embarcações singravam rumo do abismal Descaminho.

Arroubos...Lutas...Setas...Cantigas...Povoar!
Ritmos de Brecheret!... E a santificação da morte!
Foram-se os ouros!... E o hoje das turmalinas!...

Nadador! vamos partir pela via dum Mato-Grosso?
-Io! Mai!...(Mais dez braçadas.
Quina Migone. Hat Stores. Meia de seda.)
Vado a pranzare com la Ruth.

(Mário de Andrade em "Paulicea Desvairada" que está nas suas Poesias Completas -Edição Comorativa do 50º Aniversário da Semana de Arte Moderna- 1922-1972-
Livraria Martins Editora S.A. em convênio com o Instituto Nacional do Livro/ MEC)
Nota da Redação: Meu pai foi remador no Clube Tietê- claro que foi por pouco tempo, o velho fumava feito um trem de fumaça, mas acho que isso foi depois de alguma amargura. Na foto que tenho foto dele fazendo pose no barco com a camiseta do clube, vejo um atleta, um jovem confiante. A cidade, o capitalismo selvagem, um tempo cruel e uma falta de visão para negócios o tiraram do leito desse rio...um dia falo do meu velho que chegou a estrelar num anúncio de caderneta de poupança, que circulou na TV nos anos 80, falando com muito otimismo ao lado da sua cadeira de barbeiro (yo creo) um tremendo paradoxo.
Acreditem! Pesquei com ele embaixo da Ponte Grande no tempo em que se amarrava cachorro com lingüiça e muito mais tarde, quando me meti numa aventura que já contei em outro sítio, e voltarei a contar neste blogue, eu mesmo pesquei um peixe nesse rio, só que lá pros lados de Araçariguama. Comi o peixe queimado numa frigideira na beira do Tietê com mamão derrubado na hora. Santo Rio que corre ao contrário dos outros e hoje sólido na Capital, é um triste cadáver, o que significa dizer que solidez, certas vezes não quer dizer nada. Melhor seria líqüido , assim bebe-lo-ia como diria Jânio Quadros. Ao lado do Clube Tietê fica o clube Espéria que teve que mudar de nome durante a segunda Grande Guerra porque era "alemão", daí acho o "esperiamente" do poema do Mário. Putz que intimidade. Vamos parar por aqui que já estou a falar besteiras... Ah, a caricatura dele é um dos desenhos meus que mais gosto! (Clique em cima da imagem para ampliar)
Bom domingo- dia de São Sebastião no Rio de Janeiro!

10 comentários:

Anônimo disse...

Cidade Sebastiana! O Rio Grande que faz Furnas e dá nossa energia tb corre para dentro (fronteira norte SP / MG): tem a ver com o caranguejo da charge acima que anda para trás. O Brasil vira-se para dentro. Falam do capitalismo sustentável: como? se destrói a Natura naturans? zé

Anônimo disse...

Bruno,

O máximo do rio tietê (e do poema) é a sacada do Mário de perceber que esse é um rio às avessas, que não nos leva para o mar, mas para o interior e, na sua bacia (paraná, prata), nos liga com a America Latina. Não descortina o atlântico e a "civilização", mas sim nossa origem profunda (e não assumida no fim) para além das "tordesilhas"... nosso destino.
Gosto disso.

Anônimo disse...

Aliás,o Mário é melhor quanto ao Tietê, não nessa paulicéia desvairada, mas no poema "meditação sobre o tietê", obra madura´publicada postumamente na Lira Paulistana.
Bj

TS disse...

Do seu rio Tietê (donde Mário fez sua tietagem) ao meu Rio de Janeiro aniversariante de hoje... tudo é natureza apesar da ação predadora do homem!

Concordo c/ Rosa.

Caricatura legal, sem implantes...

LIBERATI disse...

Caro Zé, é verdade, esse negócio de sustentável está mais para o Kundera:
"A sustentável leveza do ser capitalista"
Abração

LIBERATI disse...

Querida Rosa, Mário era grande, via além das montanhas o rio danado serpenteando como um destino para o interior do território, e do simbólico também.
E o italino no fim do poema, os imigrantes! Ele sacou tudo em poucas linhas.
Beijos
Boa semana

LIBERATI disse...

Querida Rosa, desculpe não li seu comentário debaixo e não falei sobre essa meditação madura, preciso ler.
bjs

LIBERATI disse...

Querida Tinê, a Rosa é especialista no Mário. Danada ela!
Brigadão por ter prestado atenção na caricatura.
bjs

ze disse...

não há sacada nenhuma do Mário do correr as avessas: corre desde sempre, qq caboclo percebe e sabe. A sacada está em que tor-de-silhas é torre-das-ilhas. eu sou grosso.

LIBERATI disse...

Caro Zé, sente e ore. Isso passa!
Um abraço