17.1.08

Fragmento do dia - Novamente o Barão de Itararé

"O homem que se vende recebe sempre mais do que vale."
(No capítulo Observações Morais , Satíricas ou Irônicas em "Máximas e Mínimas do Barão de Itararé" - Editora Record (publicada em 1985 em regime de co-edição com a MPM -Propaganda) - Coletânea organizada por Afonso Félix de Sousa).
Nota da Redação: Ele dispensa apresentações, mas é sempre bom falar porque a memória é fraca, e muita gente é nova na praça e não tem o dever de conhecer: O Barão de Itararé (título de nobreza que ele escolheu) na verdade se chamava Apparicio Torelly, era gaúcho, mas aprontou mesmo foi no Rio de Janeiro , a partir de 1920. Criou o semanário de humor A Manha no qual botou para quebrar e algumas vezes foi quebrado, a ponto de de escrever na sua porta "Entre sem bater", se não me engano, depois de ter levado uma surra da polícia. Teve como seu ilutrador, um dos maiores caricaturistas que passaram por estas bandas , o paraguaio Guevara (Andrés Guevara). Cássio Loredano fez um excelente livro sobre ele e o mexicano Figueroa para a Funarte. Além deles , Loredano, o nosso maior craque da atualidade da caricatura no mundo escreveu( e escreve bem pra caramba!) o livro Nássara -Desenhista que é um primor e se dedicou a escrever também vários livros sobre o nosso incomparável J Carlos, talvez o único caricaturista a ter uma estátua em sua homenagem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Noooosa!

Anônimo disse...

errei. é nooossa! certa vez já neste milênio em Santa Teresa bairro em festas de fim de ano apareceram nos postes colados papéis escritos nos dois lados da rua dizendo assim uma frase em cada lado da Almirante Alexandrino: 'compro sua alma' 'vendo meu corpo'. sinistro. a comlurb limpou. zé

LIBERATI disse...

O mundo é cheio de signos do mistério. A Comlurb não devia ter apagado pois era uma piada geo gráfica
um abraço

TS disse...

Ih, eu vi um parecido numa festa de dia das bruxas: 'troco minha alma velha por uma corpo novo'; acho que o fantasiado no cartaz era vampiro, coisa assim. Vale quanto pesa. Há quem não pese nada.

LIBERATI disse...

Querida Tinê, alma é um sopro numa versão da história do homem sobre a terra. Pneuma. Somos feitos pela Pirelli ou pela Goodyear. Não leve a sério é uma pequena provocação.
bjs