21.1.08

Fragmento do dia - Palavras do Buda

"Conte com você , unicamente com você. Faça você mesmo a experiência de todas as coisas. Desconfie dos que apelam ao exterior, ao sobrenatural, a uma revelação, a outras forças. Dirija suas preces a você mesmo. E esforce-se para satisfazê-las"
(Palavras de Buda citadas em "Fragilidade" de Jean-Claude-Carrière - Editora Objetiva - tradução de Rejane Janowitzer)
Nota da Redação: Acho que já citei algo Jean Claude-Carrière aqui neste blogue e também falei dele.
Carrière é antes de mais nada um super roteirista, (é também escritor e dramaturgo) trabalhou com Buñuel(além de participar nos roteiros do mestre espanhol, ajudou-o a escrever suas memórias). Trabalhou também com Milos Forman, Peter Brook(colaborou na adaptação de Mahabharata para o teatro e cinema), Jean- Luc-Godard, Nagisa Oshima entre outros. Entre filmes que receberam seu roteiro estão as adaptações de O Tambor de Gunther Grass e A insustável leveza do ser de Kundera.

6 comentários:

TS disse...

isso é budista? parece frase de ateu de carreira! experiências vividas são mais importantes dos que as ensinadas. mas daí contar "só" com as nossas vivências... os complementos são importantes, sejam vindos da terra ou do céu. ou vai ficar batendo em cabeça de prego por algo que alguém já passou, errou... aí a gente vai e acerta. ou não. mas outro virá e acertará. cada um no seu estágio.

LIBERATI disse...

O Budismo não é "teísta". Quando ele diz isto, quer dizer que o despertar está no sujeito, a força está nele que deve se sintonizar com a energia do universo - aí entram os mantras ou o mantra, o sutra...bem estou entrando na esfera da minha patroa e do zé. Mas a citação é do Carrière, a leitura de seu livro "Fragilidade" é um exercício de sair das ilusões que nos são jogadas nos olhos como areia e pior como um bonito e perfumado véu.
bjs

TS disse...

Estava c/ a cabeça noutra esfera; entendi a msg.
Tem gente c/ o cacoete de tudo delegar à D-us - "se D quiser!" e eu respondo "Ele há de querer!", então me olham de cara feia... em algs casos é mais fácil sintonizar c/ o além do q c/ o vizinho do lado.

Anônimo disse...

Jean-Claude Carrière: Buñuel é o máximo! Vocês acham plausível a idéia de IHS XTO não conhecer Buddha? as tradições são a mesma Tradição. Jesus, Moisés, Buda: todos em soledad no alto da montanha. zé

LIBERATI disse...

É isso aí mesmo, querida Tinê.
bjs

LIBERATI disse...

Bem no alto daquela montanha, onde a águia faz seu ninho. Todos viram acontecer algo que eles mesmo produziam com sua força e fé. A força está em você, só você pode produzir o milagre da sua transformação. De forma positiva, (positive vibrations), afirmativa, encarando e se tornando un-diverso - universo!
Abração caro Zé