30.1.08

Rubens Gerchman partiu. Viva Rubens Gerchman!



Hoje não teremos o fragmento do dia. Hoje temos saudades e homenagearemos Rubens Gerchman(1942-2008) que foi cremado ontem. Um dos maiores artistas brasileiros da nossa arte pop-contemporânea-eterna. Publicamos uma foto dele quando jovem (de seu arquivo pessoal) ao lado da obra Elevador Social, no MAM e também um recorte da sua famosa pintura Lindonéia a Gioconda dos Subúrbios de 1966 (Espelho, scothlite s/ madeira - 90x90 cm da Coleção Gilberto Chateaubriand). É bom lembrar que esta pintura vista por Nara Leão numa exposição foi descrita para Caetano Veloso que com seu talento a reimortalizou na canção-ícone do Tropicalismo - Lindonéia Desaparecida.
Este material foi retirado do livro Gerchman da Editora Salamandra- cuja Produção e Coordenação esteve nas mãos de Paulo Fernandes com Projeto Gráfico de Diter Stein/Printz e o Texto do saudoso amigo Wilson Coutinho que decerto estará com Gerchman se inteirando do panorama das artes aqui nesse planeta em dissolução.
Viva Gerchman!

4 comentários:

Marcio Nel Cimatti disse...

Bela Homenagem!!!

Abs!

LIBERATI disse...

Caro Marcio, bem vindo ao nosso blogue.
Gerchman realmente merece todas as nossas homenagens e ser lembrado. Sua obra fará isto- ela é eterna e viva.
Grande abraço

TS disse...

Ele e mais o Oiticica montando "Parangolés das Mocréias de Bonsucesso", Coutinho analisando. Imagino.

ze disse...

No Globo Esporte mostrou as telas de futebol (os atletas da bola) dele, várias telas : show de bola! tudo rápido. mas valeu.