13.2.08

Fragmento do dia - O ato de ver

"Cientificamente falando, está estabelecido que é completamente impossível registrar um acto de de visão pura - qualquer visão ocular ou óptica é sempre uma visão diferencial, combinatória. A própria natureza do olho, com seus cones e os seus bastonetes, implica uma actividade exclusiva da unidade; convém não esquecer que a retina é um fragmento do cérebro, isto é, que qualquer percepção é uma percepção activa, ordenadora e que, portanto, mesmo no nível menos elaborado, os elementos já não são diferenciados, mas construídos, não correspondendo apenas a um mecanismo de registro."
(Pierre Francastel no capítulo Elementos e Estruturas da Linguagem Figurativa do livro
A Imagem, a Visão e a Imaginação - edições 70 - Portugal)
Nota da Redação : Francastel desenvolve neste livro uma Teoria da Imagem - tomando com objetos o filme e a arte plástica ou nas palavras dele: o objeto fílmico e o objeto plástico. É um estudo avançado para reafirmar a especificidade e complexidade da "leitura da imagem" - afirmando a qualidade das obras de arte como objetos de civilização que manifestam um tipo de pensamento diferente da era da tipografia, do texto, ou seja: um pensamento plástico que foi negado ou subestimado por pensadores importantes do século passado.

3 comentários:

ze disse...

é aí. pensando em catedrais sejam hindus em pedra sejam francesas em vidro vê-se literalmente que há uma leitura da imagem que ho-je acontece no cinema e na tv. tem a ver com poder de síntese. eu acho. e com iconografia mesmo. pense por exemplo na questão das imagens na luta ortodoxa russa. de certa forma o tema resgata o pensamento antigo que cultuava as imagens como os católicos e hindus.

LIBERATI disse...

Certas religiões não tem iconografia.
A iconografia é histórica - o pensamento plástico se modifica com o tempo. As bases biológicas do olhar são as mesmas, uma evolução acontece no dia a dia, para se perceber o alcance delas é preciso comer uma tonelada de sal.
Abraço caro Zé

TS disse...

Cinco boas propagandas valem mais que uma catedral... questão cultural; uns adoram beijo, então o beijo é o grande apelo a tudo, até para comprar uma torradeira; outros não praticam o beijo, portanto esta imagem de nada serviria. Por aí, vai.

Dia de São Valentim não é Dia de Namorados: é dia do Amor, da Amizade, do Afeto entre os seres; americano dá bombom ou roupa nova para o cachorrinho de estimação no Valentine's Day. Eu, heim!