27.2.08

Fragmento do dia - O que é Jazz?

"Como é notório, é difícil falar de arte. Pois a arte parece existir em um mundo próprio, que o discurso não pode alcançar. Isso acontece mesmo quando ela é composta de palavras, como no caso das artes literárias, mas a dificuldade é ainda maior quando se compõe de pigmentos, ou sons, ou pedras, como no caso das artes não literárias. Poderíamos dizer que a arte fala por si mesma: um poema não deve significar e sim ser, e ninguém poderá nos dar uma resposta exata se quisermos saber o que é o jazz."
(Clifford Geertz na abertura do capítulo A arte como um sistema cultural em O Saber Local - Novos ensaios em antropologia interpretativa- Editora Vozes - tradução de Vera Mello Joscelyne)

2 comentários:

ze disse...

'Tava relendo (traduzi) a 'Transformação da natureza em arte' do Ananda Coomaraswamy, livro antigo e coloca a arte como canônica, seguidora de cânones: não importa muito a estética, o artista pode até errar, e ter a mão ruim, o importante é a idéia canônica que ele transmite; a arte então é puramente idéia a ser transmitida, equação a ser decifrada, texto a ser lido.

LIBERATI disse...

Arte é uma forma de pensamento.
Não é isso caro Zé?
Um abraço