13.6.08

A inveja é uma fruta


Se inveja matasse, no começo desta semana muita gente estaria debaixo da terra. A Playboy com a Mulher Melancia (num ensaio sensual que abalou Bangu) nem tinha chegado às bancas e algumas celebridades com assento garantido em comerciais, novelas e programas de TV já tinham disparado alguns torpedos em direção àquele fenômeno da natureza "calipígia". Deu na mídia, digo na mídia popular,( mídia que está crescendo de forma assustadora, jornais e programas de TV feitos para a classe C, D e E ), essa mídia que se alimenta de fofocas, crimes e de uns tempos para cá começou uma campanha para valorizar a preferência nacional de forma descarada ( deveria dizer, na verdade, desbundada).
Segundo o pensador Paul Virilio em A Arte do Motor -( e que diabos está fazendo Paul Virílio no meio desta crônica sobre traseiros?) diz que a mídia não pode mentir, mas pode omitir e sem querer acrescentar alguma coisa à pensata do filósofo da velocidade,(mas já acrescentando) a mídia pode também dirigir a atenção do cidadão para onde ela quer. Neste caso está a ver as moças indo para a feira… Melancia, Moranguinho, Jaca e vai por aí...E quando junta a fome com a vontade de comer, quando uma moça quer ser o foco da mídia é como fogo morro acima e água morro abaixo: ninguém segura!
Mas voltemos à questão da inveja, eu disse uma vez que acreditava que no sepulcro do invejoso deveria estar escrito – “Por que o túmulo do lado é mais bonito que o meu”?
A inveja é um dos sete pecados capitais mais enrustidos do homem. Seu nome vem do latim invidere (in-vidia,invidentia- não querer ver o outro na Ilha de Caras com a beldade do momento) que quer dizer olhar de lado para uma coisa que se deseja com objetivos de seca-pimenteira. A inveja tem um relação direta portanto, com o olhar. Não é à toa que Dante bota a cambada de invejosos num purgatório-fashion da sua “Diviiiiiina comédia” com os olhos costurados, prêt-a-porter.
É o mais primitivo sentimento humano. Dizem que há uma hipótese de que animais também manifestam comportamento invejoso, mas nenhum deles está na mídia. ( a não ser no Discovery Chanell)

Tem gente , porém que não a vê como a mais negativa característica humana. Ao contrário,enxergam na inveja uma positividade. Para eles, por um lado,a inveja é a alma do negócio, motor da civilizaçao, vilã central da novela das nove. E o que seria do mundo sem a novela das nove? (Atualmente eu acho que seria um lugar menos chato- mas já vivemos novelas das nove melhores, ou seria das oito? Os tempos mudam.)
Se não fosse a inveja o primata ainda estaria catando pulgas na caverna primeva. Daí a importância do o “olho grande” do primata pai no sucesso do vizinho em caçar seus bisões com uma nova arma feita de pedra e madeira e da primata mãe na decoração da caverna de sua comadre pré histórica. Desta forma desenvolveu-se a tecnologia e a arte.Sem ela não teríamos o Photoshop que molda as formas de nossas beldades aumentando o índice de inveja nas que não tem Photoshop e assim caminha a humanidade.
No país dos banguelas a inveja assume um caráter que chega a ser engraçado; Tom Jobim disse um dia que “sucesso no Brasil é agressão pessoal”.
Na verdade brasileiro não curte muito o sucesso do brasileiro, gosta mesmo é do sucesso do gringo...
Mas por outro lado, tem muito estrangeiro que tem uma inveja danada da gente, principalmente da abundância amazônica e de nossas mulheres maravilhosas esbanjando beleza nas praias, nas lajes, . Paisagens deslumbrantes, curvas estonteantes, recursos naturais infinitos, um futebol que até pouco tempo era artístico, música genial, sem vulcões nem terremotos (Epa! Já pintou um terremoto 5 pontos numa escala Ritcher - é assim que se escreve, ou é o nome daquele cantor de Menina Veneno?)... Diabos, porque essa terra não deu certo ainda? Ou deu e a mídia escondeu?

3 comentários:

ze disse...

Já dizia Hesíodo (VIII a.C.) que haviam duas invejas e uma delas é esta aí da tecnologia do vizinho, que falas, no caso o arado do vizinho. Ele dizia que esta era boa. Competir na economia não existe : a terra, falem o que falarem, é de todos e a riqueza do petróleo devia ir para os hospitais, escolas e centros culturais.

ze disse...

não deu certo porque sempre foi aberto, o Brasil nunca foi fechado economicamente, a riqueza aqui produzida vai para fora, e sempre foi. e não acho que fechará. as bolsas de valores não pagam impostos.

LIBERATI disse...

Pois é caro amigo Zé, a inveja está nos vidros traseiros dos carros e nos traseiros dessas meninas de ensaios sensuais...
grande abraço