
Aproveitando que acabaram duas novelas e começaram novas, tanto na Globo como na Record e a disputa está acirrada, publico aqui a "teoria da novela" que minha vizinha chavista escreveu num papel de embrulho e deixou nas minhas mãos para , segundo ela, botar no meu "grogue"(ela nunca consegue pronunciar blogue).
Achei meio óbvia, mas o que posso fazer? Lá vai ela!
Teoria da Novela (adaptada para tempos pós-modernos)
Uma lei fundamental da telenovela é : quanto pior ela é, melhor se torna. Se começar como se fosse uma super produção róliuidiana, quase ( com cenas na Europa, Estados Unidos, ou (África) ela deve rapidamente voltar ao velho rame rame, às rotineiras cenas de estúdio, aquela coisa econômica que a gente já conhece. Pode até ser tosca , trash mesmo, que vai ter audiência. Novela de época é para quem dorme cedo.
Tipos interioranos são necessários para dar um toque de inocência .
Vamos à algumas leis gerais , sendo que algumas são revogáveis outras são leis de ferro:
A primeira lei da novela é: ela tem que dar IBOPE se não der IBOPE é gasto inútil. Se o elenco estiver muito grande e o prejuízo maior, arranje um terremoto e mate metade do pessoal cenográfico.
A segunda lei da novela é : Tem que ser redundante - Para quem não entendeu, vou explicar tem que ser facilmente entendida pela massa. A massa é a soma das "classes" subalternas . Não existe novela de elite. Elite vê novela só para ter assunto com os serviçais. Isso quando fala com os empregados.
A terceira lei da novela é: Tem que ter um núcleo pobre e um núcleo rico. Ou ter um núcleo marginal e um núcleo podre de rico. Pode haver migração de um núcleo para o outro e contradições são necessárias para o andamento da trama. A mocinha e o galã não podem ficar pobres no final.
A quarta lei da novela é: Tem que ter casamentos no fim. A novela pós-moderna atura casamentos no meio.
A quinta lei da novela é: No caso uma atualização , tem que ter um grupo gay tanto feminino como masculino - hermafroditas também são benvindos! Travestis então estão na moda e claro, terão seu momento. Só beijo gay ainda não é tolerado.
A sexta lei da novela é: Isso é sagrado,tem que ter um vilão, ou alguns vilões, e uma mocinha e um galã. O vilão pode se recuperar diante do público, mas vai ter que pagar pelas maldades que fez. Se for para ele morrer no final, tem que fazer muita crueldade para justificar o seu assassinato.
A sétima lei da novela é: Ela não tem nada a ver com a realidade mesmo e deve passar umas mensagens morais do autor pra disfarçar. Críticas genéricas a políticos são bem aceitas, mas nada de falar de emissoras de TV ou Jornais. O óbvio disso é que uma novela não pode ser um Cidadão Kane. Mas pode-se falar mal da mídia, pois ela é genérica e está aí para isso mesmo, para ser esculhambada. Obsessões dos autores serão avaliadas para ver se não estão em desacordo com as obsessões da emissora.
(A novela pós-moderna pode ser ideológica e conservadora, defender bandeiras dos setores mais atrasados do mundo e da política nacional. O reacionarismo do autor se casar com a ideologia da emissora então vai ser comemorada com lua de mel em Cancun.
A oitava lei da novela é: Alguém tem que morrer no meio dela ou no fim. Começar por uma morte também é bacana. Se puder unir uma morte e um nascimento melhor ainda.
A mais moderna lei da novela é que o autor tem que ter um blogue onde ele cria situações que ajudam a alavancar o IBOPE.
A nona lei da novela é: Ela deve sempre ter um modelo para se inspirar, copiar situações dramáticas de filmes, e outras novelas despudoramente se possível. Remakes com uns retoques na fachada são bem aceitos.
A décima lei da novela é: Ter muitas coincidências para desenvolver a trama. Sem coincidências não existe novela. E podem ser as mais inacreditáveis. Novela não deve se inspirar na realidade, ela é ficção desvairada.
A décima primeira lei da novela é: O autor não deve ter nenhum escrúpulo. Vale tudo para levantar o IBOPE, inclusive incluir dinossauros na trama.
A décima segunda lei da novela é: Ter sempre um personagem que fala sozinho .
A décima terceira lei da novela é: Escrever a coisa de tal forma que se o pobre do tele-espectador perder alguns capítulos ele não perde nada da trama, em pouco tempo ele retoma o enredo.
A décima quarta lei da novela é: Incluir minorias e pessoas com problemas de saúde , isso tá na moda, pode adotar temas ecológicos que também estão na moda.
A décima quinta lei da novela é: Ela tem que ter o famoso merchandising. Um ou mais produtos que são expostos ou expícitamente citados pelos personagens.
A décima sexta lei da novela é: Tem que ter sexo, muito sexo...
A décima sétima lei da novela é: Ela pode tomar outros rumos que os desejados pelo autor, ele que se dane, o que importa é o IBOPE, a grana , o tutu, o cascalho!
A décima oitava lei da novela é: Ter uma trilha sonora balanceada com músicas de apelo popular e um tema básico insuportável que abra a novela. Se não for insuportável no começo ele se tornará com a repetição. Toque que a massa gostcha!
A décima nona lei da novela é: Verificar o prazo de validade da idade do o elenco. O mocinho tem que ser jovem. Casais que já estão na meia-idade tem que usar filtros rejuvenecedores. Mulheres que não podem mais dar chau (ciao) devem usar roupas de mangas compridas.
A vigésima lei da novela é : Tem que ter algumas pequenas transgressões , palavrões que já são socialmente aceitos como merda, cocô, porra, saco. Isso torna a novela coloquial. Boca suja todo mundo tem em variados graus. Freud explica . Chacrinha complica!
A vigésima primeira lei da novela é : O autor pode badalar seus amigos, principalmente se pertencem ao cast da emissora. Homenagens aos amigos pessoais do autor são toleradas, livros que eles lançam, CDs. Dependendo da audiência pode até dar carona a alguns que estão fora do foco da mídia. Uma canja de atores -ícones da brasilidade também é necessária para dar um reforço , um status de "obra de arte" que a novela almeja. Afinal, tá todo mundo alí para descolar uma grana. O autor pode até criar algumas cenas quentes para funcionar de ponte para conseguir um ensaio numa revista masculina para uma atriz que está se achando boazuda e está afim de comprar um apartamento para a mamãe.
A vigésima segunda lei da novela é: Tem que ter porrada, se possível entre mulheres. Homens brigando não tem muita graça. Mordidas , puxões de cabelo, roupas rasgadas, sangue. isso rende bem!
A vigésima terceira lei da novela é: Se no decorrer da história alguns personagens não colarem, mande os caras pra casa e use apenas algumas cenas deles, se necessário mude totalmente a personalidade do personagem, (Exemplo um cara bonzinho pode virar um crápula) Nem todas as possibilidades imaginadas devem ser executadas até o fim, não é necessária a coerência . O que importa é que no final todo mundo casa e o mundo continua o mesmo e o tempo passou.
Tenho dito.
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