16.7.08

Monica Vitti, eterna musa de Antonioni


(Estes são esboços de uma tentativa de chegar perto da obra de Michelangelo Antonioni - Na verdade são fragmentos - uma espécie de ensaio que a gente não se sabe muito bem onde vai parar - assim como nos filmes que ele fez)
Michelangelo Antonioni, antes de mais nada tem um mérito - eternizou a imagem de Monica Vitti, para nosso deleite.
Arrisco dizer que sem Monica Vitti,(nascida Maria Luisa Ceciarelli) os filmes que receberam o rótulo de trilogia da incomunicabilidade: os premiados A Aventura (L'Avventura), A Noite ( La Notte) e O Eclipse( L'eclisse), além de Deserto Vermelho (Il deserto rosso)- que é uma espécie de continuidade dessas obras, não teriam o mesmo sucesso de crítica e acredito que nem alcançariam grande público.
Monica Vitti, lindíssima, inteligente, expressiva e como disse um colega blogueiro, sensual sem precisar tirar a roupa para isso. Alguém comentou que ela também era muito engraçada, e eu a vi numa entrevista que mostrou que além disso era bastante atrapalhada, solta, bem diferente das mulheres que encarnou nestes filmes de Antonioini. Na verdade, parece que ela também fez algumas comédias , mas foi com seu talento monumental que conseguiu encarnar os papéis das mulheres complexas, com o interior labirintico, no mais das vezes confusas, inocentes ou neuróticas que se deslocavam pelos cenários dos filmes do diretor italiano com o olhar perdido num horizonte que nunca conseguimos alcançar. Com este fragmento quero dar uma base concreta para o cinema que Antonioni fez. Um cinema cerebral, que flertava com o improviso que contava com o instinto dos atores, e neste caso desta magnífica atriz que foi central, e além disso, marcou com sua beleza seus filmes fundamentais.

8 comentários:

TS disse...

Considerada a "Brigitte Bardot" italiana, mas com grandes diferenças: era boa atriz e mulher inteligente.

Bon giorno, Liberati!

J.BOSCO disse...

A bela da "A Noite" (la Notte),inesquecível diva do cinema.
Monica vive um casamento desgastado,tentando salvar a qualquer custo.
abs

LIBERATI disse...

Buon giorno Tinê. Senza duvida, Monica Vitti era super, uma musa e grande atriz. Casamento perfeito com Antonioni, que tinha também seu lado engraçado.
bjs

LIBERATI disse...

Caríssimo companheiro de traço J. Bosco, sobre La notte vou tentar escrever um especial, mas antes disso vem L'Avventura. Puta filme!

Anônimo disse...

Em "O Eclipse" então (um dos meus favoritos de Antonioni junto a "Blow Up" que ela não participa)... uma das maiores atrizes italianas sim, e tão esquecida! Bela lembrança e postagem.

TS disse...

Olhando esta img de longe, não lembra a nossa Maria Della Costa?? (como não sei a idade d ninguém por cá, é do seu tempo, Ed?)

Quero ver o q mais vc, Liber, vai escrever sb/ o Antonioni; eu não entendia bulhufas... era combustível pra papo-cabeça por horas e horas numa mesa d bar, depois d sair do cinema.

Buona notte!

LIBERATI disse...

Caro Ed, vou escrever sobre o Eclipse.Você tem razão, ela tão linda, tão interessante e tão esquecida. Este mundo é injusto. Esquece muita gente imporante e se lembra de outras tão superficiais e sem graça. Ainda mais maluco, pois a medida da memória é a mídia. Se a mídia esquece, os públicos , as gerações que virão nunca saberão.
Grande abraço

LIBERATI disse...

Querida Tinê, vou escrever fragmentos para entender os filmes dele, temas que se ligam aos filmes dele, coisas dos filmes dele, frases dele, detalhes, nenhuma análise ou tentativa de explicação maior
bjs e buona notte!