30.9.08

Ilustração: "Linha de Produção Imaginária"

3 comentários:

ze disse...

caímos direto na linha de produção das teorias científicas do XIX : o Frazer não é evolucionista? a espiritualidade enquanto tal existe desde sempre, pura e límpida de sacríficos sangrentos. matar o rei da floresta parece o final da Eneida, Enéas contra Fauno, verde atado às árvores. Origem de Roma. Nômade contra sedentário. Abel vencendo Cain. a conversa está boa.

LIBERATI disse...

Caro Zé, acusam o Frazer de tentar justicar a família Real, o direito divino, oscambáus, mas é preciso ler o seu trabalho com atenção. O engraçado disso tudo é que ele escreveu mais de 8 volumes desse verdadeiro tratado, no seu gabinete, consultando fontes escritas. Fez antropologia ser ir "a campo", sua pesquisa é sensacional. Digamos que ele pressupõe uma evolução no trajeto das religiões ditas primitivas até que atingiram o degrau não sangrento do ritual. Espiritualidade está em tud, desde o começo. E o que é o espírito para ele, necessariamente não o é para o homem do século XXI. E o que é o espírito, circula ele no sangue, como imaginava Laurent Joubert? (Ele- LJ- era médico e fala disso no seu "Tratado do riso, contendo sua essência, suas causas e seus maravilhosos efeitos, curiosamente pesquisados, refletidos e observados" de 1579)
grande amplexo

ze disse...

obrigado por me corrigir : estais com a razão, o Frazer não é de jogar fora como bem lembra Devangana Desai (historiadora viva indiana). O fato de Dante ter escrito a Commedia leva o riso direto ao espírito. amplexo amplo.