27.9.08

Que pena, Butch Cassidy nos deixou!


Uma das cenas antológicas do cinema é aquela em que Paul Newman, interprentando Butch Cassidy, desliza numa bicicleta, com sua "namorada" Etta Place (vivida por Katharine Ross) na garupa (ou melhor, no cano da magrela) e toca aquela música sensacional(Raindrops Keep Fallin' on My Head) do Burt Bacharach com letra de Hal David e voz de B.J.Thomas.
Outra cena que não me sai da memória, do mesmo filme é a do final, quando Butch Cassidy e Sundance Kid (Robert Redford) saem de um beco, com muitas esperanças para enfrentar simplesmente, o "exército "boliviano" e sua implacável metralhadora giratória. Aí o filme congela a imagem...e não dá nem tempo de ficar triste.(As duas cenas,de que falei, por acaso se encontram na capa da embalagem do vídeo que encabeça esta nota)
Mas hoje Sundance Kid deve estar muito triste, seu companheiro de aventuras partiu.
Na história "real", parece que os dois fora-da-lei mais simpáticos do Faroeste morreram mesmo foi na Patagônia. Esta "história" está muito bem contada no site do Monde Diplo no seguinte endereço http://diplo.uol.com.br/2004-09,a984
Nesse texto tem muito mais coisas interessantes. Vale a pena ler.
Paul Newman é claro, fez outros filmes antológicos, mas gosto de me lembrar dele naquela cena incial do filme no distante ano de 1969...E as gotas de chuva continuam a cair na nossa cabeça... viva Paul Newman!

4 comentários:

J.BOSCO disse...

será lembrado pelos seus fãs.
quem já viu Butch Cassidy,jamais esquecerá Paul Newman!!
abs

LIBERATI disse...

É isso aí, J.Bosco, esse filme é pra não esquecer nunca. Ontem lembraram de Ragtime num show de Antonio Adolfo que tocou Scott Joplin misturado com Ernesto Nzareth, ficou bárbaro.
Me lembro também de Paul Newman num filme recente, em que ele faz papel de gângster. O filme é baseado numa graphic novel. Nele trabalha também Tom Hanks e Jude Law (é assim que se escreve?), o diabo é que não me lembro do nome do filme agora. Mas é um filmaço. Primeira HQ que vejo dar certo na adaptação para o cinema.(quando lembrar o nome escrevo sobre no blogue)
grande abraço

ze disse...

ué, 'Matrix' não era mangá, HQ? e ficou bom. 'Golpe de Mestre' foi bom igual.

LIBERATI disse...

Caro Zé você tem razão, eu nem sabia que Matrix vinha do mangá (é que não gosto do desenho do mangá, gente desenhada com olhão aberto, pura implicância minha).
Mas Estrada para Perdição (Road to Perdition) de Sam Mendes com roteiro de Richard Piers Rayner é um dos melhores filmes que já vi.
grande abraço