23.10.08

Casa a um dólar - e é verdade!


Hoje, no Jornal Nacional, foi apresentada uma reportagem feita nos EUA, em que uma casa foi anunciada para venda, pelo preço de um dólar. Isso mesmo: 1U$!
É para se perguntar, se existem condições para a ciência econômica.
Como ela é possível num mundo tão desagregado, em que o valor escapa a cada mirada?
O repórter disse que ao Banco , interessava muito mais a venda por um preço de banana, do que manter a casa, pagar os impostos dela, etc. Nunca vi coisa igual, nem a literatura mais surreal daria conta de tal fenômeno.
Hoje , tenho uma ligeira idéia do que foi a inflação na época da República de Weimar. Lendo as memórias de Elias Canetti, a gente tem um depoimento de alguém que viveu naquela época, mesmo assim, sem sofrer o golpe na carne. A inflação alemã, que proporcionou a derrocada da República de Weimar (fundada por uma das constituições mais liberais do mundo) e foi uma das causas da ascenção dos nazistas ao poder, foi inacreditável- recebia-se o salário e em questão de horas ela não valia nada. Conta-se que em Berlim, alguém achou um cesto cheio de dinheiro- não dava nem para comprar um maço de cigarros. Mas, casa a um dólar, revela que algo vai muito mal no mundo.

2 comentários:

ze disse...

outro dia no JB li que teria nesta época a primeira globalização. médio. primeira globalização da indústria. globalização sempre existiu. oriente e ocidente juntos desde sempre.

LIBERATI disse...

Caro Ze, para ampliar a visão sobre o assunto globalização, ler artigo do Prof. Marco Aurélio Nogueira:"Marx, Hobsbawm e o capitalismo", no seguinte endereço http://marcoanogueira.blogspot.com/
lá tem um link para a tradução da entrevista de Hobsbawn na Revista Carta Maior
um abraço