11.11.08

Dica do Gerdal: PC Castilho


Repasso abaixo o recado da amiga Monica Ramalho, jornalista, a respeito de show nesta quarta, 12 de novembro, às 21h, no CCC (pertinho da Praça Tiradentes), do admirável flautista e compositor angrense Paulo César Castilho, conhecido como PC Castilho. Além dos músicos muito bem qualificados que o acompanham no CD duplo "Vento Leste", destaco a figura do cantor, compositor e violonista Luiz Perequê, natural de Paraty, como parceiro de PC Castilho na faixa "Pelourinho", cantada por Nilze Carvalho. Com dois elepês seus da década passada já relançados em CD, o ex-Luiz Perequeaçu, que há poucos meses se apresentou no "Sr. Brasil", da TV Cultura, é outro talento, portanto, egresso da Costa Verde fluminense, cujo trabalho merece ser amplamente divulgado.

PC Castilho lança 'Vento Leste' em 12 de novembro no Centro Cultural Carioca

'Vento leste' (independente, distribuído pela Sala de Som) é o registro da dupla ousadia do compositor, flautista e cantor PC Castilho: já na estréia solo, ele lança um álbum autoral e duplo - a primeira bolacha reúne canções e a segunda é feita de música instrumental. Ao todo, são 12 faixas cantadas, como "A paz", "Barco de música", "Amar a terra para acalmar el niño", "Canto firme" e "Pra você, mãe", e nove temas instrumentais, entre eles "Gráfico", "Olhar futuro" e "Cheirinho de Érica", todas de Castilho.


Acompanhado por Marcelo Caldi (teclado, sanfona e vocal), Marcílio Figueiró (violão de nylon, violão de 12 cordas e vocal), Carlos Rabha (baixo elétrico e vocal), Naif Simões (percussão) e Anderson Domingos (bateria), PC Castilho promete balançar o público do Centro Cultural Carioca na noite de 12 de novembro com o sopro deste 'Vento leste'. "A melhor coisa do mundo é fazer show. É quando divido a minha música e troco energia com as pessoas, me sinto fazendo bem para todo mundo", diz Castilho.


Os dois álbuns são recheados de melodias, letras e arranjos usados como ponto de partida para fazer belos vôos sonoros, completados pela participação criativa de um grande e excelente time de instrumentistas, entre eles Márcio Bahia, Itamar Assière, Leonardo Amuedo, Marcelo Caldi, Fátima Castilho, Gabriel Gezsti, Fábio Luna e Bilinho Teixeira. E há quatro convidados especiais:


*

Mart'nália traz axé ao "Semba dos Ancestrais" (Martinho da Vila e Rosinha de Valença) e leveza no samba "Sopro do Vento" (PC Castilho e Carmélio Dias).
*

Nivaldo Ornelas ataca com sonoridade ímpar no medley instrumental "Saídas e Bandeiras/ Cais" (Milton Nascimento, Fernando Brant e Márcio Borges). É uma homenagem à música e aos músicos das Minas Gerais, do legendário Clube da Esquina;
*

Nilze Carvalho solta a voz com firmeza "Pelourinho" (PC Castilho e Luiz Perequê), reafirmando a importância histórica do bairro colonial, tombado pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade.
*

Edu Krieger divide os vocais com o dono do álbum na "Ciranda do Mundo". Destaque para o arranjo que reinventa a criação de Edu.


PC Castilho mistura a seu jeito as influências musicais adquiridas ao longo da estrada: maracatu, samba, balada, xote, baião, folia de reis, jongo e afoxé. É fácil perceber a busca de um equilíbrio nos arranjos, entre a instrumentação e a colocação vocal. A voz, aliás, assume um caráter instrumental que, junto aos demais, segue num espaço aberto para o improviso. Boas letras voltadas para uma concepção mais abrangente da palavra ecologia: o contato com o eu, o cuidado com o outro, uma visão de amor global entre o homem e seu ambiente, um mapeamento sonoro dos caminhos da vida. A maturidade criativa do artista reflete nos dois álbuns, o das canções e o instrumental, que dialogam entre si na intensa brasilidade e na leve sonoridade da música universal.
QUANDO: quarta, 12 de novembro, às 21h
ONDE: Centro Cultural Carioca (Rua do Teatro, 37, Centro). Reservas:. 2252.6468
QUANTO: R$ 20

Nenhum comentário: