2.11.08

O Botafogo e a exegese do lance


Não é para ter chororô. Não vi o polêmico jogo do Botafogo X São Paulo (quando foi mesmo?). Faz parte da minha política de não me irritar (isso vale também para os jogos do Palmeiras). E foi até bom não ter visto o "match". Diz meu vizinho botafoguense roxo, que o time jogou bem. Quem desta vez parece que jogou mal foi o árbitro. Segundo esse mesmo imparcial vizinho, o juiz o e o bandeirinha deveriam ser contratados pelo Didi (dos Trapalhões) ou como auxiliares do Muricy.
Eu respondi que o Muricy não precisa disso (é um dos melhores técnicos do Brasil hoje) e que o São Paulo tem um ótimo time, com méritos próprios, para disputar a liderença do Campeonato.
De qualquer forma, procurei me inteirar do assunto nesta semana e pelo que vi, a crítica esportiva tascou que, de fato, o Botafogo foi garfado pela arbitragem - (bandeirinha e juiz ) no jogo contra o São Paulo. Teve um gol (legal!) anulado,- evento que, segundo Vanderley Luxemburgo, está sujeito a "interpretação". E no caso, a" interpretação" do bandeira e do juiz favoreceu o São Paulo - pois a arbitragem não validou o gol botafoguense. Se fosse um gol do Palmeiras que tivesse sido anulado, o Luxa iria subir no lustre e cornetar o erro pro mundo inteiro, a semana toda. Pimenta no zóio dos otro é refesco!
Observando o lance na TV, de cima, com zoom etc, dá para ver que o gol foi legal. Porém, talvez a visão do juiz e do bandeirinha, tenha sido comprometida pela posição em que se encontravam na hora do lance. Tem muita gente na frente e dos lados, e a confusão impede um juízo claro na tensão do momento. Porém existe uma certa unanimidade entre os entendidos de que houve erro de "interpretação". Será que teremos que ter hermeneutas em campo, em vez desses senhores abnegados que com o apito na boca, não titubeiam em expor suas mães à execração pública?
O que me espanta, nesse caso, é que esse evento, objeto de exegese, aconteceu em pleno Engenhão, território do time da estrela solitária. Mas parece que o Glorioso, apesar de não andar assim tão mal das pernas, anda mal do bolso: dizem que as finanças puídas e até o salário andou atrasando. Isso talvez explique a moral baixa, que me parece, foi tanta, que não vi notícia de alguma reação veemente diante da flagrante "garfada" - não soube de reclamação encaminhada ao conselho arbitral. Não posso dizer que isso não aconteceu. Sinceramente, não acredito que o Bebeto e o Montenegro ficariam impassíveis diante de um negócio desses. Ainda mais nesse momento decisivo em que o time tinha chances de estar no G4.
Mas, pesando bem, não importa reclamar depois do leite derramado. O Botafogo já chorou muito na época do Cuca depois de um jogo perdido- acho que foi no campeonato carioca. E tem mais, o gol anulado não iria ser validado mesmo. Xô chororô!
Isso quer dizer que não preciso mais me preocupar mais com o destino do Botafogo nesse "Brasileirão". Com esse "evento interpretavivo" ficou mais distante da zona de classificação para a Libertadores e agora se concentra na Sul Americana. Torneio que não dá passe para lugar algum, mas, como me garantiu um taxista, traz uma boa grana para casa. E ao que parece, é isso que anda faltando, no time do manequinho.
Só me resta torcer pelo Liverpool no campeonato inglês,( meu time italiano a Roma também anda vacilando) pois o "Verdão", que anda mais para "Amarelão"- enfrenta o Santos , na Vila Belmiro e o "Peixe" não vai deixar barato. E Acredito que é melhor nem ver o jogo do São Paulo contra o Inter,(torcendo pelo colorado desde criancinha), pois a equipe gaúcha vai para o Morumba com time misto, já que também não se interessa pelo "Brasileirão" e concentra suas fichas no jogo contra o Boca,( que vai rolar na próxima semana) pela Sul Americana.
Sopa para o São Paulo. Falando nisso, quem vai apitar esse jogo mesmo?

2 comentários:

ze disse...

o pior garfo é o garfo legal - como disse o Gerson é o Pi (constante da circunferência)(o apito). O jogador, em qq time, que se destaca é logo vendido. Não há mais times. Os times são desfeitos pelos cartolas. O mal é o vil metal.

LIBERATI disse...

Algo precisa mudar no futebol brasileiro, aqui falta um Obama.
grande abraço