1.1.09

Explodiram o Big-Bang!


O ano que passou estava nos seus estertores. Na atmosfera sufocante de um calor brutal que assolou o Rio eu tentava dissipar as nuvens terríveis que se formavam sobre minha cabeça. Enquanto isso, procurava notícias boas de fim de ano nos sites da web . Apesar das misérias estatísticas e bombardeios que vi em fotos e vídeos muito animados, projetava uma perspectiva otimista:
- Que crise coisa nenhuma, é apenas um "crash"! Isso tem solução, rapaz!
Questão de administração, marolinha a toa... Simples como um quebra cabeças de 10 mil peças!
O que se precisa ter bem claro na cuca é que o sistema capitalista sempre esteve envolvido numa maré infindável de crises. Pode-se mesmo dizer que a crise faz parte seu sistema nervoso central. Mal comparando, o capitalismo é um senhor de meia-idade vivendo sua ciática da maturidade. Claro que não se pode esquecer que sua doença infantil é a anarquia da produção... É só ler o grande Istvan Mèzaros para entender tudo, etc e tal...
Disse para meus botões:
- Junte algo sobre o comportamento humano que você pode ver no trânsito- comportamento selvagem que se formou nessa economia. Aí você vai compreender outra coisa interessante - nossa evolução ainda não se completou , no sentido de se viver numa sociedade mais justa, ou melhor não resolveu seu ciclo societário básico- ou seja sua etapa egóica - fase que teria de ser superada para ensejar a possibilidade de organizar comunidades - estabelecer novos tipos de solidariedade.A superação dessa fase pueril-motorizada se dá ao se interiorizar a verdade de que tudo está conectado. Mas esse é um papo cabeça para outro dia, depois do engove. O que sabemos é que temos espaço- tecnologia, conhecimento acumulado, mas não conseguimos resolver problemas sociais mais simples a tempo de evitar grandes catástrofes . Uns dizem que falta vontade política. Na verdade o que falta é política. A velha política já morreu, só esqueceu de deitar no caixão. O resultado é que sociedade produzida por esse sistema continua muito desigual, injusta, infanticida. A fase atual é uma longa nova bárbarie. Bárbaros com muita tecnologia. Monstros de I-pod.
Outra coisa: basta dar uma mirada no aparato jurídico dessa sociedade para ver como ele ainda é falho- e não dá para disfarçar , facilita o exercício do poder e ilícitos de uma classe, seus funcionários graduados e técnicos em higiene social - exclui dos direitos uma imensa massa que um dia vai explodir. Essa sociedade faz muito mal sua higiene básica- mantém longe os dejetos humanos que produz e também seu excremento poluidor. Não vamos aqui teclar na velha cantilena contra o neoliberalismo nem nesse papo Al Gore-ambientalista . O Deus mercado tem os pés de barro e busca o Estado quando a coisa fica incontrolável. Não vamos entrar naquele papo doido, com aquela coisa toda de globalização. Só um toque: a globalização já tinha sido vista pelo velho Marx como inexorável e saudada como algo positivo e necessário. O ruim da coisa é a globalização capitalista e suas consequências sociais perversas. O papo ambiental precisa incluir no seu discurso a poluição social. A exclusão das massas é um fator que precisa ser repensado urgentemente. O comportamento da massa é algo que já deu em muita pancadaria...Não bastam doses cavalares( quase escrevo doses industriais) de entretenimento. É bom que se saiba que a esse tipo de indústria cresceu muito, jogos eletrônicos, centenas de canais de TV com produções hipnóticas , campeonatos de futebol pipocando em todo o planeta...Minha vizinha chavista diz que a TV no Brasil é ruim de propósito. Será? Não queria ficar nessa de chover no molhado. Todo mundo está careca de saber dessas coisas. Lugares comuns desgastados...palavrório inútil. Até o bebê que acabou de sair da maternidade sabe que o "crash" aconteceu devido à febre especulativa e má admnistração "bushista" do caos que quebrou o banco imobiliário americano. Agora, não vamos ser tão ingênuos e achar que alguém não lucra com esse "crash" . Mesmo durante todo longo ciclo desta crise (que insisto- faz parte como alma do sistema capitalista) a um ponto agudo...“Só vendo como é que dói

Só vendo mesmo como é que dói

Trabalhar em Madureira

Viajar na Cantareira

E morar em Niterói

Eh, Cantareira

Eh Cantareira

Vou aprender a nadar”... .
Este é um jogo pesado, mas não chega a suar o colarinho branco, o ar-condicionado aguenta.
Pensava nessa besteirada toda e já me preparava para comemorar o ano novo quando li no site do El País que tinha um pessoal revisando a teoria do Big-Bang. Aí fiquei preocupado de fato. A notícia dizia que , na verdade o universo que "conhecemos" (conhecemos?), não é produto de um ponto de incomensurável densidade que deu na explosão primeva e sim de uma série de movimentos de expansão e contração de um velho organismo. O nosso "universo" se origina, na verdade, do colapso de um outro universo...Um samba do físico doido. E o pior que isso não teve princípio nem final - é uma coisa eterna.
Essa meleca invadiu minha taça de champanha, na hora da virada (êpa!).
Minha mulher apontou na TV aqueles fogos bacanas de Copacabana, pequenos big-bangs da alegria carioca. O povaréu de branco, acreditando que o planeta veio de uma explosão primordial e necas, o buraco negro é mais embaixo. Na realidade trata-se de um big rebote! ( ou como eles dizem- Big-Bounce)
Como dormir com um barulho desses? (continua)

2 comentários:

ze disse...

Bem melhor! Bem melhor a expansão/ contração do que um 'fiat lux' quântico. a saída é a saída: sair da economia de mercado, plantar a própria horta, viver de raízes e frutas como os velhos orientais. tz a ideia da cidadania indígena seja esta de contraponto à cidadania da gravata. ser e não ser se completam. felicidades.

LIBERATI disse...

É meu caro Ze, nada mais de Big Gang, agora é o Big Rebote, quase o Big Lebowski . Êta, êta...Ethan Coen e Joel também...Big Lebowski é um filme sensacional deles...
grande abraço