8.1.09
Tem Bambu na Rede!
(Meu amigo Egeu Laus, grande designer e inventor, me mandou uma notícia quente em forma de um artigo fundador- que eu publiquei aí embaixo)
"Acaba de ser criada a Rede Social do Bambu, um Ponto de Encontro de Pessoas e Comunidades de Prática e Rede de Informações, Relacionamentos e Divulgação para Agricultores, Pesquisadores, Botânicos, Arquitetos, Engenheiros, Artistas, Construtores, Designers, Decoradores, Ecologistas, Artesãos, Gastrônomos, Músicos, Médicos, Educadores e todos os interessados no cultivo e produção, no manejo sustentável, no consumo consciente ou na utilização variada, profissional ou amadora, da milenar planta multiuso que tem mais de 1.200 variedades e mais de 4.500 utilizações catalogadas em todo o mundo.
O bambu tem surgido como alternativa viável para iniciativas no campo da geração de renda e do empreendedorismo social por conta de seu crescimento rápido em todas as regiões do Brasil aliado a uma multiplicidade de usos que vão desde o artesanato caseiro até a utilização na construção civil. Um dos exemplos dessas iniciativas é o programa "Desenvolvimento do Ciclo do Bambu no Brasil" criado em Minas Gerais com apoio da Fundação Avina em parceria com a Vale do Rio Doce. Outro exemplo é a criação de uma rede nacional de pesquisas no CNPq para apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento que busquem a inovação e a difusão de conhecimento ambiental e de tecnologias de utilização dos bambus nos setores da construção civil, da indústria de móveis e de outros artefatos.
Em apenas 30 dias de criação a Rede Social do Bambu já congrega mais de 150 integrantes entre pesquisadores e professores com doutorado e mestrado no assunto, bem como profissionais com longa experiência, arquitetos, paisagistas e plantadores de bambu, além de músicos, artesãos e designers, inclusive de outros países como Colômbia, Equador, México, EUA e Inglaterra.
A Rede Social do Bambu se expande rapidamente por conta de seu perfil multidisciplinar, informal e colaborativo, congregando integrantes de toda a cadeia produtiva, mas também incluindo interessados os mais variados como estudantes, guias de turismo ecológico e ativistas do desenvolvimento sustentável.
A Rede permite que cada membro mantenha um blog, bem como poste fotos, videos e crie suas próprias Comunidades e Grupos de Discussão tendo sempre como tema o Bambu."
Visitem em: http://bamboo.ning.com
(A foto que ilustra esta matéria é de Pascale Agnès S. integrante do Grupo de Fotógrafos do Bambu no Flickr, com licença Creative Commons)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário