6.3.09

Quixabeira again!


Minha amiga Fao Miranda, talentosa cantora , agora está criando, como produtora executiva, uma oportunidade única, um privilégio mesmo, para a gente assistir na CAIXA CULTURAL duas apresentações do Grupo Quixabeira, que aproveita para lançar o seu CD aqui no Rio. .
O Show se chama"Ô PANDEIRO, Ô VIOLA!"
Aproveito para botar aqui embaixo o release que Fao me mandou:
"O grupo de Cultura popular baiano apresenta um variado repertório:
Sambas-de-roda, chulas, samba martelo, batuques, reisados e cantigas de roda são alguns dos ingredientes que compõem a diversidade musical do sertão baiano e estão muito bem representados no CD "Ô Pandeiro! Ô Viola!", do Grupo Quixabeira de Lagoa da Camisa.

Reunidos oficialmente desde 1992, após a gravação de quatro faixas para o disco "Da Quixabeira pro berço do rio", os onze membros do Grupo têm como principal objetivo passar para os mais jovens a continuidade das suas manifestações como forma de transmissão e preservação da sua cultura.


O Grupo da Quixabeira já participou da peça Além da Linha D´Água (protagonizada por Marília Pera, encenada em São Paulo com direção de Ivaldo Bertazzo). Em dezembro de 2002 o Grupo da Quixabeira fez o show de abertura do IV Mercado Cultural, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, quando foi aplaudido de pé e retornou ao palco para fazer o bis com a Orquestra Popular de Câmara (SP), criada pelo maestro Benjamin Taubkin, dentre outras várias apresentações.

A Comunidade Lagoa da Camisa, situada a 22 Km. de Feira de Santana, integra a região de Quixabeira - que engloba cerca de quinze comunidades rurais que além de realizarem o trabalho no campo desenvolvem uma estética calcada nos valores musicais do sertão e do recôncavo baiano.

Essa comunidade tem a música como forma de manter viva as tradições do povo sertanejo, evidenciando o modo de vida do nordeste interiorano: os seus costumes, valores, aspirações, desejos, a partir de canções que retratam o seu cotidiano fatigante, a sua relação com a natureza, consigo mesmo e com os outros."

DIAS 6 e 7 de março
sexta e sábado
20h

TEATRO DE ARENA - CAIXA CULTURAL
Rua Almirante Barroso - Centro
(Clique na imagem para saber mais detalhes)

Nenhum comentário: