16.4.09

Dica do Gerdal : Bebeto Castilho- nome-referência da bossa nova anima a noite no Leme nesta sexta-feira


Autodidata notável, o carioca Bebeto Castilho, criado na Tijuca, passou da flauta para o contrabaixo, com o qual, em 1955, começou a carreira, juntamente com Ed Lincoln. Por muitos anos, com o pianista Luizinho Eça e o baterista Hélcio Milito, integrou um trio paradigmático da bossa nova, o Tamba Trio, de diversos elepês gravados e inspirador da formação de diversos outros trios suingados. Seu primeiro disco solo, desligado do Tamba e intitulado simplemente "Bebeto", hoje uma raridade digna de obstinados colecionadores, foi lançado, em 1975, trinta anos antes do segundo, "Amendoeira", cuja faixa-título (motivada pelo samba "Salgueiro Chorão", de Durval Ferreira, parceiro de Bebeto e Maurício Einhorn no clássico "Tristeza de Nós Dois") é do seu sobrinho-neto Marcelo Camelo, de Los Hermanos, produtor do CD. Além desta, Bebeto canta, de modo suave, "à la" Chet Baker, sambas que curtia na infância ou que tocava na juventude, como "Infidelidade", de Ataulfo Alves", "Minha Palhoça", de J. Cascata, e "A Vizinha do Lado", de Dorival Caymmi, com a levada básica da bossa nova, sem ornato eletrônico. Uma levada que lhe é peculiar, de uma "bossa de raiz", como a entenderia Bebeto, feita sem complicação, "sem braço posto na Vênus de Milo".
A dica do show de Bebeto, tocando com o pianista Paulo Midosi e o baterista Ivo Caldas, nesta sexta-feira, 17 de abril, às 21h30, no Bossa Lounge, é, para mim, uma deixa para que se lembre com respeito e saudade de Carlos Castilho, excelente violonista e inspirado compositor, parceiro, por exemplo, de Chico de Assis e Geraldo Vandré. Prematuramente falecido em 1984, esse irmão de Bebeto, que inicialmente tocava em boates cariocas, como o Bottle`s, em Copacabana, teve atuação destacada como compositor de trilhas para filmes e diretor musical da marcante "Arena Conta Zumbi", de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal, em 1964, entre outras peças. Foi figura importante no "début" artístico do Quarteto em Cy, ainda conhecido por ele como "as baianinhas", do qual foi o primeiro arranjador vocal e diretor musical, funções mais tarde ainda muito bem exercidas por Bia Paes Leme e Célia Vaz.
(O Bossa Longe fica no Leme Av. Atlântica, 994 Lj B)
Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.

Bebeto Castilho é um dos principais músicos brasileiros. Integrou, ao lado de Luiz Eça e Helcio Milito, um dos mais famosos trios dos tempos da Bossa Nova, o Tamba Trio. Participou de mais de 200 discos, abrilhantando trabalhos de diversos artistas. Seu CD AMENDOEIRA é prova da competência e versatilidade desse instrumentista raro pela qualidade de interpretação, tanto na voz quanto na flauta, e pela firmeza na marcação de seu contrabaixo.

NR- A foto usada neste post foi retirada do site da Biscoito Fino, no seguinte endereço
http://www.biscoitofino.com.br/bf/art_cada.php?id=149

Nenhum comentário: